domingo, 14 de dezembro de 2014

É tempo de colocar os pontos nos i´s.


Tudo tem uma explicação e este empate também o tem. Não é Amorsporting que tem o dom de saber o que estará mal mas algumas coisas podemos escalpelizar.
Portanto , poderia cheirar a desculpas mas essa não é a postura correcta para ter no Sporting mas sim assumir quando não corre bem ou quando algo está mal e parece-me ser essa a atitude de Marco Silva. Aí tiro-lhe o chapéu.
Apesar de acreditar na equipa , no nosso técnico e também no trabalho realizado penso que é chegado o momento de colocarmos os pontos nos í´s e de sermos frios na análise.
O Sporting não tem mundos e fundos como têm os nossos rivais. Assim temos que jogar com jogadores mais novos, da formação e jogadores que venham por preços mais acessíveis e vai acontecer durante mais uns tempos futuros.
E assim é com os jogadores e também com os técnicos. O que Amorsporting sempre defendeu é que em equipas jovens os treinadores terão que ser mais velhos e com mais experiência. Essa sabedoria e experiência valem por 1 ou 2 jogadores e valerão pontos . É como os bons guarda-redes que valem pontos. 
Mesmo assim não é por aí que não deixo de gostar do trabalho realizado por Marco Silva apesar de se ver que como é jovem peca em alguns aspectos. Por exemplo, Amorsporting não concorda com a mudança de sistema táctico do 4-3-3 para o 4-4-2 . Nós temos que jogar sempre no nosso sistema táctico escolhido. Esse sistema é o 4-3-3 e só o devemos mudar quando as coisas não estão a sair bem. O FC Porto, o Benfica, o Real Madrid, o Barcelona, o Chelsea, etc, etc, andam sempre a mudar de táctica ????????????? Ou jogam sempre no seu sistema escolhido ? 
Espero que Marco Silva leia estas linhas!!!!!!!!!!!
É esta juventude , nos técnicos, que perdemos alguns pontos durante o campeonato. Sinceramente e já o digo há muito tempo, os adjuntos que trabalham no Sporting deviam ser homens experientes e.....não o são. Talvez seja por aqui que a equipa também falhe muito em termos defensivos. 
A equipa técnica de Leonardo Jardim eram todos homens experientes!!!!!!!
Quanto á equipa:
Acredito que a equipa do Sporting está bem construída e até como o não estava há muitos anos. No entanto como o orçamento não é muito alto , obviamente , que a manta tem que estar rota em algum lado. 
Amorsporting acredita estar rota , no eixo da defesa e no ataque.
Não é segredo para ninguém que Marco Rojo era o patrão desta defesa e agora ficou órfã pois Maurício não dá mais. Temos assistido a muitas mudanças neste sector da defesa. Primeiro foi a saída do argentino, depois foi a entrada de Sarr para titular, depois foi a entrada de Paulo oliveira e a saída de Maurício e finalmente saiu o francês e voltou novamente o brasileiro. Afinal ficamos em quê ?
E para comprovar a juventude e a inexperiência deste sector eis os 5 auto-golos e os vários disparates que nos custaram muito caro. Enfim são as tais dores de crescimento.
Atenção que apesar destes erros e da juventude e da inexperiência, Amorsporting acredita que estes jogadores estão a formar uma grande equipa. 
Agora , em Janeiro poderemos colmatar esta "falha" no eixo da nossa defesa para sermos mais equilibrados.
Nas alas temos jogadores com qualidade e hoje não percebi porque Cédric não foi o titular ?? Está lesionado, estará de saída ou será castigo ? Também poderá estar de saída !! Castigado não estava pois até esteve sentado no banco de suplentes. 
No outro lado Jonathan é bom jogador mas com o tempo será melhor. 
Nas laterais não falta qualidade ao Sporting.
No meio campo que mais queríamos nós que jogadores como William Carvalho, Adrien , João Mário e André Martins  ? Rosell não tem jogado mas sei que tem qualidade.
Para os flancos temos : Nani, Carrillo, Capel , Mané e Heldon. Tirando o cabo-verdiano e Mané mas pela sua inexperiência estamos mal servidos ?? Claro que não !
E no ataque também não estamos mal servidos mas , agora, vemos que Slimani é limitado e Montero tem outras características que não para o 4-3-3 mas daí mudarmos a táctica só por causa de um jogador..........não pode ser!
Sabemos que o dinheiro não abunda mas , obrigatoriamente, teremos que ir ao mercado buscar dois bons jogadores pois precisamos de mais experiência e mais equilíbrio na equipa. 
Amorsporting até afirma que os problemas estão mais no ataque do que na defesa porque se tivéssemos acertado 10% das ocasiões de golo que já falhámos desde que começou o campeonato não estaríamos num 5º lugar, atrás de um Sp. Braga e dum V. Guimarães e a dez pontos do líder.
Estes são os pontos fracos do nosso Sporting e teremos que os fortalecer e esse é o caminho dos Campeões! 
Provavelmente , esta época já não o seremos pois em mais uma jornada em que poderíamos ter ganho pontos ainda os fomos perder para o 1º classificado. É certo que ainda estão muitos pontos em jogo mas será cada vez mais difícil.
Por fim, o que normalmente acontece a muitas equipas que participam na .....Champions.
Muitas equipas dão tudo na prova milionária e depois no campeonato.....vão-se abaixo. Normalmente acontece a equipas desequilibradas, jovens, inexperientes e fracas. 
O Sporting não é fraco mas terá de tudo um pouco do resto.
Mas será só isso? Penso que não ! Talvez exista alguma falta de mentalidade , concentração e cansaço.
Marco Silva falou destes aspectos:
"Hoje foi visível que bastantes jogadores estiveram abaixo do rendimento normal. Depois o coletivo ressente-se. Começou a perceber-se na primeira parte. Quem joga todos os dias aqui nunca pode ter falta de motivação: mal de quem a tenha. Agora, é algo que não é coincidência: tudo isto tem acontecido após jogos de competições europeias. Talvez nos falte descer um pouco à Terra, para o nosso objectivo que é o campeonato. Temos tido uma sobrecarga de jogos, é óbvio que a maioria dos jogadores não está habituada a jogar a meio da semana e ao fim de semana, mas com seis jogos europeus já temos de estar preparados. Parece-me mais uma questão de mentalidade: ter a mesma motivação na Champions e no campeonato".
Amorsporting espera ter ajudado para debater o que se passa no Sporting e aproveita para dizer que acredita nestes jogadores, nesta equipa técnica e neste projecto. Convém lembrar que este é um projecto que não se concretiza de um ano para o outro. 
Tudo que cresce tem o seu tempo de crescimento e nós estamos a crescer e precisamos desse tempo. É certo que esse tempo quase que não existe mas o projecto é muito bom, temos trabalhado muito para sermos melhores e o tempo o dirá.
Amorsporting acredita ......no Sporting.

Sem comentários :