segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Bruno: A tua decisão será a minha !!


Amorsporting , neste post, vai dar a sua mais sincera opinião sobre o que sabe e processou desta verdadeira....novela.
Assim, da forma como a alimentámos teremos que ter a coragem de a enterrar bem fundo. Obviamente que é a minha opinião mas não será de outros mas no entanto todas são válidas, até porque não se sabe de tudo.
Antes de a dar e vou apontar alguns erros ao nosso presidente, pois eu faria de outra forma,quero deixar bem claro que Bruno de Carvalho é e vai continuar a ser o meu presidente e o a decisão que tomar não me fará deixar de apoiá-lo nem ao meu grande Amor - o Sporting Clube de Portugal.
Bruno já provou que esta é a sua verdadeira vocação e o que não nos mata, torna-nos mais fortes.
Amorsporting compreende a forma de comunicar do nosso presidente e até a elogia. Nunca , ninguém, comunicou tanto como ele e os sócios nunca souberam tanto do Clube como hoje. Mas se preferem voltar aos tempos da mentira e do não saber nada.......
Acontece que o nosso presidente deveria ter separado, nos 2 comunicados, a parte dedicada á equipa de futebol para ser dita, só, internamente. O que é do balneário fica no balneário!
E aqui começa a ....novela.
E se, de facto, depois do 1º comunicado, as feridas pareciam estar saradas, o 2º comunicado, voltou a abri-las e ainda outras mais.
Sinceramente , as criticas á equipa, no 1º e 2º comunicado deveriam ter sido internas.
No entanto, ficamos a pensar porque BdC insistiu em continuar a criticar a equipa , publicamente? Que intenções teria BdC ? Pura teimosia ?
Acredito, sim, que depois da reunião , seguinte ao 2º comunicado e jogo na Madeira que a intenção seria prescindir dos serviços de Marco Silva. As criticas publicas de ambos, não soavam bem e alimentavam a má língua e o mau estar.
E aqui , penso , que a ser assim , BdC deveria ter demitido Marco Silva marcando a sua posição de líder e explicando, 1º internamente, ao técnico e á equipa porque saía. Seria um processo fácil e sem outra forma , pagariam-se as indemnizações devidas.
Depois, e só depois, explicaria-se  tudo aos sócios como é apanágio desta direcção.
Seria a sua decisão ou a decisão da direcção mas seria uma única decisão, rápida, simples e concisa.
Se Marco Silva já não seria o homem certo para levar o projecto do Sporting para a frente isso seria assumido , doesse a quem doesse( a Amorsporting doí-ria um pouco). 
Mas a decisão do presidente é a decisão do presidente!!
Seria um ponto final nesta história e não seria trágico nem para os adeptos nem para os jogadores , que só tinham que acatar.
Então porquê esta polémica toda??
Sim, porque o Sporting e os seus adeptos , também, a deixaram alimentar.
Os jornais foram inventando , inventando e aproveitaram ao máximo para crucificarem o nosso presidente numa espécie de vingança.
Ainda se decretou um blackout mas já era tarde !!Já existia muito ruído á volta ...do caso.
Amorsporting e muitos sportinguistas viram-se enrolados em informações e contra-informações que ditaram o estado actual do ambiente que se vive.Com o Sporting em blackout era dificílimo saber quais as boas ou más informações e quem comandou esta informação e contra-informação anda nestas andanças há muito tempo. Acredito que o nosso presidente não desejava tanta confusão mas o seu caminho foi sendo minado por quem tem muita experiência nestas coisas- A comunicação parcial.
Depois....falou á SportingTV mas da confusão e das dúvidas dos adeptos já não se livra.(Talvez aqui se possa pensar em melhorar a nossa comunicação com o exterior).
Mas , para além do que já escrevi ainda queria acrescentar ........

  1. Uma equipa rege-se, sempre, de dentro para fora. 
  2. Constrói-se uma equipa em sintonia com o presidente, Chefe de Departamento de Futebol e treinador(no máximo que se puder) e também consoante os objectivos da equipa.Neste aspecto , o treinador também é escolhido consoante os objectivos da equipa(já nem falo da qualidade).
  3. Perante esta sintonia é passada a mensagem para o plantel e dentro do balneário. Aqui inicia-se o processo de se formar uma equipa/família e tudo é tratado internamente. Aqui, também, insere-se o falar a uma só voz, não só na comunicação para o exterior como para o interior.Bruno de Carvalho assume sozinho o que sai para a rua e a estratégia até tem sido boa(excepto as partes relativas á equipa nos 2 comunicados).
  4. Internamente , o líder tem que saber gerir os focos de instabilidade para que não sejam públicos e assim se mantém um grupo unido e forte. 

Penso que BdC tinha conseguido fazê-lo até á bem pouco e a relação com os jogadores parece boa pois deu-lhes todas as condições e mantém-se muito perto da equipa. Assim, BdC, é um líder comprometido com o grupo, incutindo-lhes exigência e está sempre presente.
O seu pecado foi , mesmo, ter falado para fora do balneário. Mais nada !!
Esta parte penso que é o "calcanhar de Aquiles" da sua estratégia para o Sporting.
Agora........se contratou jogadores sem o aval do treinador é porque uma época constrói-se com muito tempo de antecedência e porque alguns jogadores são para o futuro do Clube e não podiam estar dependentes da chegada ou do aval de 1 treinador que pode até nem durar muito tempo no Clube.
A estratégia para o SCP é a que o nosso presidente preconizou para o Clube e se o treinador não concorda com ela ou já não se revê nela , o melhor é mesmo , o divórcio.
E se for o divórcio (quer os adeptos gostem ou não) quem sabe melhor do que se passa , mais que ninguém, é o nosso presidente. E ele deseja o melhor para o Clube!!
Aliás, lembram-se do sucedido com L. Jardim , no Olympiacos?? Comandava o campeonato mas saiu por outras razões.
Amorsporting acredita que o nosso presidente tirará uma grande lição disto tudo pois também é novo e nós estamos sempre a aprender. Bruno de Carvalho é o presidente de todos os sportinguistas  e até pode ter errado mas quem nunca errou ??
Amorsporting afirma, sem qualquer espécie da dúvida que BdC é um grande presidente e ainda vai ser melhor depois desta ........experiência.
Sabemos que a relação entre ambos não estará nada bem, por isso, penso que seria necessário uma verdadeira tomada de posição:

  • Se, Marco Silva é para ficar e isto foi tudo um grande desentendimento ou até as partes já se entenderam, porque não realizar uma conferência de imprensa conjunta e falar claramente , colocando os pontos nos i´s? Os dois assumiriam as divergências e a temperatura baixaria muito.
  • Se, Marco Silva é para sair, então que saia já ! Se na relação entre ambos já não existe confiança , só se estará a prolongar uma situação que será inevitável Se Marco Silva já não é considerado o homem certo para comandar o projecto do Sporting então esta é a melhor saída.
  • Aqui não pode existir meios termos, nem arrependimentos. A decisão só pode ser uma e depois de comunicada tem que ser irreversível. Para Amorsporting , ou é , ou não é !!!!!
Assim, Amorsporting insiste: É preciso uma clarificação da situação em definitivo e não andarmos todos os dias com capas de jornais falsas e noticias inventadas a minarem-nos a vida.
Portanto , se o presidente deseja mesmo que Marco Silva continue no comando da equipa que realize uma conferência de imprensa conjunta a colocar um fim na história e acabando com a contra-informação.
No entanto, já há certezas quanto aos inimigos de Marco Silva. E porque aparecem como inimigos ??
Refiro-me a José Eduardo e a Eduardo Barroso que afirmaram coisas gravisssímas e deixaram-nos a pensar. Porém , uma coisa não pode acontecer!
Ninguém pode falar pelo Sporting! Estes 2 senhores não são da direcção do Sporting e então , as suas vozes não podem ser as do Clube. 
O Sporting fala a uma única voz!!!!!!!
De facto o clima está muito quente e os adeptos estão tristes porque quando tudo parecia estar a correr bem parece que o castelo começou a desmoronar-se.
Se , entretanto, os dois não derem uma demonstração de optimismo e de confiança entre ambos perceber-se-á que a saída de Marco Silva é o mais certo de acontecer.
Que os adeptos apreciam o trabalho realizado pelo técnico até agora; que Amorsporting até preferisse que Marco não saísse; que o plantel possa apreciar as suas qualidades para os liderar ou até que alguns dirigentes do Sporting não desejem a sua saída, mas se ambas as partes esgotaram as hipóteses todas de entendimento, então, o caminho mais correcto será mesmo o divórcio. 
Numa relação quando não há confiança não existe mais nada!!
Se o cenário for, realmente, este, não acredito que sejam os montantes de indemnização impeditivos da sua saída imediata!
De qualquer forma, Amorsporting, deixa bem claro que a decisão de Bruno de Carvalho será a minha decisão.
Não tenho dúvidas de que temos um ENORME PRESIDENTE, que também comete erros como qualquer humano, mas ele já deu mais que provas de que percebe do que faz e que a sua decisão será a mais acertada.
Bruno: A tua decisão será a minha !!!
S.L.

Sem comentários :