domingo, 2 de novembro de 2014

Possíveis razões da nossa 1ª derrota.


O Sporting perdeu pela 1ª vez na Liga Portugal. 
Aconteceu na visita a Guimarães e logo por, 3-0 mas pior que o resultado foi mesmo a nossa exibição.
O Sporting esteve simplesmente irreconhecível !!
Amorsporting tenta encontrar uma explicação para esta derrota pesada mas sobretudo para uma exibição muito abaixo do que a equipa tem feito e sabe fazer. Porquê esta exibição ??
Talvez possamos encontrar várias , possíveis, razões mas vai ser difícil escolher uma delas. Vejamos: Factor físico, excesso de confiança e falta de atitude!
Marco Silva, alertou durante esta semana, para o problema da equipa ter muitos elogios. E tem toda a razão pois , numa equipa jovem, tantos elogios podem "encadear a visão". Talvez estivesse a prever pois , ontem ,no fim da partida voltou a lembrá-la: "Que este jogo sirva de lição". Os jogadores não quiseram ouvir........
O que os adeptos pedem , a cima de tudo , é empenho, atitude, garra , esforço, etc, etc. Como se viu em Gelsenkirchen , perdemos mas os adeptos elogiaram a equipa.......mas, ontem , não !!
E esta exibição deve-se a que factor ??
Anímico não pode ser pois tudo estava bem! 
Então o que poderá ter influenciado a equipa de tal maneira que parecia que estava dentro de um colete de forças? 
Atenção que Amorsporting não está a tirar o mérito á equipa de Rui Vitória que com tantos jovens dá tão boa conta de si. Mas que os Leões estiveram bem mais fracos, é um facto!
O primeiro factor referido por Amorsporting não é bem um caso de preparação física pois essa só veremos lá mais para a frente do Campeonato mas refiro-me a que eu chamo , carinhosamente, de "Bombada". Isto significa que penso que todas as equipas grandes têm "factores vitaminicos suplementares" que influenciam a forma dos jogadores. 
Esta "poção mágica" foi muito conhecida no tempo do Doc. Póvoa , no FC Porto mas penso que a maior parte dos Clubes grandes terão a sua. 
Se este factor for verdade significa que esta não durará para sempre e será sempre preciso um período de descanso. Serão, portanto , "ciclos" , que são legais mas que não podem ter valore que ultrapassem o que já é considerado doping. 
Esta é uma das possíveis razões que Amorsporting encontra para tão fraca prestação....física. 
A minha dúvida é se esta inércia se prolongar-se-á ou se no jogo com o Schalke 04 já estará....resolvida.
Um outro factor, é o excesso de confiança! E sem dúvida nenhuma que também se poderá ter passado pois os elogios a uma equipa jovem podem causar este efeito.
Se assim foi , esta é a forma de aprender. Uma derrota para uma equipa que se poderá , já, considerar muito boa, pode ser um male que vem por bem. Nada está ganho e muitos jogos há até ao fim dos torneios em que estamos envolvidos.
Foi uma grande lição e espero que tenhamos aprendido pois no próximo jogo se tivermos a mesma prestação sairemos da Liga dos Campeões. O Schalke 04 não falhará tantos golos nem Patrício poderá defender tudo como fez com o Chelsea. 
Também poderá ter sido , falta de atitude!
Sim, também existiu falta de atitude mas como diz, Marco Silva, foi mais em termos de agressividade. Para uma equipa que costuma fazer pressão alta não sei o que andou a fazer!
Será que sem a tal "bombada" acaba-se a capacidade de andar muitos jogos a pressionar alto? Será que os jogadores queriam mas não conseguiam?
Sinceramente não queria acreditar em tal coisa!
Uma coisa muito importante tem a ver com os jogos da Liga dos Campeões pois os homens não são de ferro e utilizar sempre os mesmos jogadores poderá ser prejudicial á equipa. Será que os jogadores estão cansados por andarem a jogar tantos jogos seguidos? 
O que eu quero dizer é que , doa a quem doer, vamos ter que escolher qual é a competição mais importante para o Sporting. Partindo do principio de que não vamos vencer a Liga dos Campeões vamos tentar passar á próxima eliminatória ou conseguir qualificar-nos para a Liga Europa mas depois temos que , por exemplo, rodar a equipa na Taça da Liga e quem sabe, também , na Taça de Portugal.
Se continuarmos em ritmo acelerado em todos os jogos , há-de chegar o jogo em que quebraremos. Esse jogo foi frente ao Vitória.
Amorsporting escolhe o Campeonato Nacional e não as outras competições e se soubermos interpretar o diz Jorge Jesus , sabemos que assim tem de ser.
S.L. 

Sem comentários :