quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Jornada Champions(5ª):SCP deu apagão ao Maribor(3-1)


O Sporting recebeu e venceu os eslovenos do Maribor por, 3-1 e desde já garantiu a presença na Liga Europa mas a passagem á próxima fase da Champions está mesmo quase, quase,quase........
Realizou-se a 5ª jornada da Liga Milionária, em Alvalade , e o Sporting sabia que só a vitória interessava para tentar o objectivo principal-os oitavos de final da prova.
Marco Silva fez alinhar o seguinte onze : Rui Patrício, Cédric, Maurício, Paulo Oliveira, Jefferson, William, Adrien, João Mário, Mané, Nani e Slimani. 
Os Leões começaram desde logo cedo a ter a posse de bola e a controlar o jogo . O adversário quando tinha a bola , os leões pressionavam da forma habitual com Slimani e João Mário na 1ª linha de pressão e esta pressão surtia efeito pois conseguíamos recuperar muitas bolas. 
Daí ao golo foi um instante. Aos 10 minutos, Nani lançou Jefferson na esquerda do nosso ataque , este cruzou e com alguma aselhice do guarda-redes adversário Mané empurrou para o 1-0. Era um bom prenúncio. 
Tão bom prenúncio que o Sporting voltaria a marcar por Nani que nem tenho palavras para o descrever. Mané assistiu Nani, do outro lado da área do Maribor, este conseguiu simular o remate umas três ou quatro vezes e fez o 2º golo dos Leões. De facto foi muita cerimónia mas desta vez surtiu em grande golo.
O jogo era só SCP enquanto que o adversário só por uma vez rematou e de longe á nossa baliza. Porém no único deslize da equipa , o Maribor reduziu com um auto-golo de Jefferson. 
A bola foi posta do lado de Cédric, o esloveno apareceu sozinho que cruzou rasteiro para o 2º poste onde o brasileiro , sem grande oposição, fez auto-golo. O futebol é assim!
Quando se pensava que se íria construir uma goleada eis que as coisas mudaram ....do nada.
Intervalo com 2-1 nos ecrãs gigantes.
Chegou o intervalo e que intervalo............algumas luzes apagaram-se e o Alvalade esteve quase uma hora á espera que houvesse luz suficiente para se continuar a jogar.
Quando as luzes voltaram ao normal eis que o Sporting.....não. 
A 2º parte não foi bem jogada e até se pode dizer que foi algo atrapalhada. Os eslovenos pegaram no jogo e conseguiram 2 cantos consecutivos mas que a nossa equipa resolveu sempre bem. A luta a meio campo estava como o adversário queria-atabalhoada. Com isto iam ganhando as 2ªs bolas todas e irritando o Sporting , até ao nosso 3º golo. Aos 65 minutos, Islam Slimani , decidiu o jogo com um remate dentro da área adversária e fez o resultado final da partida.
Logo de seguida , Marco Silva, fez entrar Carrillo para o , então , apático Mané e a partir de aqui voltou a ser tudo Sporting. Mais tarde ,também entraram Montero por Slimani e A. Martins por João Mário.
O caudal da equipa do Sporting acentuou-se , a pressão continuava e as ocasiões de golo eram umas atrás das outras e todas desperdiçadas.
O Sporting não fez um grande jogo mas foi bem melhor e fez o necessário para garantir a vitória.
Individualmente: Patrício fez uma ou duas defesas ; Cédric não esteve no golo do Maribor , atacou mas hoje não atacou tão bem; Jefferson esteve mais atacante mas também não deu espaços nas suas costas. Não merecia o auto-golo. Maurício e Paulo Oliveira , hoje , estiveram imperiais e ali não se brinca. William notou-se a querer meter outra mudança no seu futebol mas foi muito travado em falta. De qualquer forma , tirando o começo da 2ª parte, esteve bem. Adrien mais uma vez não sabe jogar mal. Raramente lhe conseguem tirar a bola porque não inventa e joga simples. Foi um dos melhores. João Mário lutou muito apoiando tanto o ataque como fechando o meio campo e Mané é um pouco parecido com.....Carrillo. Tem grandes potencialidades mas por vezes fica a ver a banda a passar e ainda tem que aprender a receber a bola com o defesa nas suas costas. De qualquer forma quando arranca criou sempre perigo. Está a crescer. Depois os dois melhores jogadores em campo: Nani e Slimani.
Nani porque soube criar perigo em cada vez que tocava na bola, pelo que fez rolar o esférico sempre bem endossado e também pelo enorme golo que marcou. Hoje, pelo SCP, apontou o 4º golo em cinco jogos, na Liga dos Campeões - tantos quanto conseguiu marcar pelo Manchester United... em 49 jogos na competição. 
E Slimani pelo que correu, pelo que pressionou, pelo que saltou, pelas bolas que ganhou , pela porrada que levou e claro pelo golo que marcou. Bravo!!
O Sporting com esta vitória sobe ao 2º lugar do Grupo G com mais 2 pontos do que os alemães do Schalke 04 que levaram, só, chapa 5 do Chelsea.
Fica tudo por decidir para a última jornada onde bastará, o empate, para o Sporting passar á próxima fase. A derrota também servirá desde que os alemães não vençam em Maribor que ainda tem oportunidade de ir á Liga Europa.
Até lá.....e o Sporting é o nosso grande Amor!!

Sem comentários :