terça-feira, 11 de novembro de 2014

As dores de crescimento do Sporting.


Muito se tem falado , e se vai falar, durante os próximos dias da nossa equipa técnica , dos jogadores e do presidente do Sporting. É um debate sério em que se demonstra as nossas preocupações. E eu já só falo nas nossas pois o que os outros criticam, gozam ou xingam a mim não me aflige. 
Algumas criticas sim, servirão para vermos onde estamos a errar e para melhorar-mos cada vez mais.
São as chamadas dores de crescimento!
Comecemos pelo topo da pirâmide. 

Presidente:
Mas agora , há algum problema com o nosso presidente ? Não tem que haver!!!!!
Quem é que dia e noite sem descansar está cá para defender o nosso Clube?
Quem é que tem feito um trabalho notável a todos os níveis ? 
Com quem é que o Sporting voltou á Champions e aos bons resultados? 
Quem é que ajudou a formar boas equipas, com menos dinheiro para combater a hegemonia do nosso futebol? 
Quem é que voltou a colocar o Sporting lá em cima, a respeitarem-nos mais e exigir máxima exigência no Clube?  Enfim......
Se não concordam com a sua critica colocada no Facebook têm todo o direito mas daí a mudarem a opinião sobre ele..........NÃO!! Já agora : os jogadores voltaram a demonstrar tudo o que sabem frente ao Schalke ou não ?? Pois.......é que as criticas foram certas e em tempo oportuno. 
Um Pai é assim mesmo: há criticas em privado e outras que têm, que ser publicas. Os filhos nunca gostam e neste caso, os jogadores têm o direito de não terem gostado das criticas ou até onde ele as colocou , mas têm é o dever de jogar futebol e de falarem menos. 
E o que o Presidente fazia por eles continua a fazê-lo. Ele continua a ser o maior amigo dos jogadores mas sem compreensão não se consegue quase nada.
O Sporting mudou e mudou muito para melhor!! O trabalho não aparece das nuvens e é preciso trabalhar mais para se chegar ao topo. Se não se trabalha o suficiente, amanhã , trabalha-se ainda mais e mais e mais.
O mais importante é que acreditar que o trabalho que se está a fazer é bom e que o caminho é o mais certo. Amorsporting acredita que sim!!
Aqui incluo , Augusto Inácio, que a meu ver tem feito um trabalho notável.

Equipa técnica:
O Sporting tem uma equipa técnica nova! Marco Silva foi o escolhido para liderar uma equipa que nos leve , outra vez, ao sucesso. Os responsáveis máximos do nosso Clube assim o decidiram e escolheram e ele ...aceitou-o.
Ao aceitar o convite para treinar o SCP , aceitou o seu projecto. E o projecto do Sporting é crescer e vencer todas as provas que disputa. Já o disse e volto a dizer que as suas declarações soaram-me a desculpas mas sinceramente, Amorsporting acredita no seu trabalho!
Amorsporting acredita que o seu trabalho será recompensado e que o Sporting está no bom caminho embora faltem acertar algumas agulhas. Refiro-me a esclarecer qual é a competição mais importante para o Sporting: Campeonato ou Champions. 
É que não dá para as duas!! Há rivais que já o tenham feito e deram-se bem e em anos em que afirmaram que seriam candidatos......saiu mal.
Pois bem , eu sei que custa ouvir isto mas o Sporting tem que unir as forças para os jogos do Campeonato e não para os da Liga dos Campeões. Isso está a reflectir-se na performance e no discernimento dos jogadores.
Depois......também penso que é preciso mais ousadia por parte do nosso técnico. Há jogos em que praticamente entramos a dormir e depois torna-se tarde. 
Também sei que os árbitros não ajudam mas se marcar-mos mais um ou dois golos resolvemos a questão! Com a Académica , Belenenses, Paços de Ferreira , Maribor e FC Porto  não o conseguimos e com o Arouca só o conseguimos nos descontos. É manifestamente pouco!
Acredito na pressão alta mas uma pressão em que encaixe no adversário e não deixe pontas soltas para que eles consigam libertar-se. Isto verificou-se em muitos jogos. Acontece que com equipas mais experientes e que saibam trocar melhor a bola esta pressão mal colocada em campo abrem espaços.....na nossa equipa. Para exemplo , dou os jogos com o Schalke e Paços: quando o nosso ataque e meio campo pressionavam , um médio defensivo do adversário ficava solto e ía receber a bola. A partir daqui este jogador faz o resto.
Soluções: Ou encaixar tacticamente no adversário ou então não pressionar tão alto para não abrirmos espaços. Leonardo Jardim jogava assim. Preferia marcar só um golo para vencer mas não abria tantos espaços e assim a defesa que é jovem não sofria tanto.
Mas continuo a acreditar nas capacidades do Marco Silva pois vê-se que é inteligente e que consegue incutir e ensinar uma equipa a mexer-se em campo, no entanto isto também será reflexo de ele próprio também ser jovem. 
Quanto aos seus adjuntos também são jovens e ainda com muito para aprender. Não digo que sejam maus porque não o são mas Amorsporting sempre afirmou que para uma equipa de jovens é sempre melhor ......um treinador experiente. 
Quantas hipóteses existem de encontrar-mos outro Mourinho? 
E se formos a ver a equipa de L.Jardim não era jovem.
No entanto , volto a afirmar que acredito nesta equipa técnica e que é preciso dar tempo pois ainda falta muito tempo e muitos jogos.

Plantel: 
No plantel do nosso Sporting realmente falta o tal defesa central experiente e que seja o líder do sector. É , de facto, um sector a reforçar mas se for mais um jovem não valerá a pena. Esses temos muitos.Teria que ser um homem experiente e que fosse o patrão para poder ensinar Paulo Oliveira e os restantes defesas. Na baliza e no resto da defesa não precisamos de falar pois parecem-me sectores bastante equilibrados. Talvez se defesa reforçar o trabalho defensivo da equipa. 
No meio campo, William Carvalho preocupa-me não estar a jogar o que deveria. De facto com a bola nos pés é excelente mas falta o jogar....sem ela. Apresenta , no meu ver, falhas na marcação e isso não ajuda nada a nossa defesa. Sabemos que é um talento e que mais uns tempinhos estará aí ao de cima. Enquanto não joga , que tal dar hipótese a Rosell?
Daqui para a frente só mesmo realçar que os dois pontas-de-lança que temos não são uns concretizadores natos.
Eu até diria que Montero é um avançado que joga melhor com dois homens na frente e que Slimani é bem melhor de cabeça do que com os pés. Sabemos que o dinheiro não nasce e quem não tem cão , caça com gato. 
No geral o plantel é bastante bom e como há muito o SCP não tinha. 

Conclusão:
No meu ver , a preocupação pela nossa classificação é normal mas não a destacaria muito, ou seja, estou plenamente seguro de que iremos jogar bem melhor, acertar melhor os pormenores que faltam na equipa e que os jogos da Champions são "maus" para nós.
Podem-me criticar á vontade pois a competição traz prestigio e dinheiro mas eu continuo a afirmar que o cansaço já se faz sentir. 
Estamos no primeiro terço do Campeonato e ainda faltam 20 jornadas e mais outras competições para jogar. Nada está decidido e sim está é mais difícil de concretizar-mos os objectivos. 
Não há desculpas para apresentar e sim muito trabalho para fazer. 
Vamos para com esta treta das criticas do presidente e desamarrar o burro pois isto não é nenhuma cresce. 
Somos todos homens crescidos e desejamos o mesmo objectivo.
O Sporting Clube de Portugal é o nosso Grande Amor e vamos continuar a apoiá-lo sem reservas. 
Não há nada a temer porque a seguir ás dores de crescimento vem o ....CRESCIMENTO !!
Estas dores de crescimento , que bem aprendidas, tornarão-nos bem mais fortes e maiores. 
Nós somos uma grande família e temos demonstrado que ao longo do tempo somos os mais dedicados por isso vamos continuar a sê-lo e ter fé que esta equipa(Sporting todo) nos levará ao sucesso.
O caminho faz-se caminhando e é nas derrotas é que se vêm os verdadeiros LEÕES ! Este é o tempo de o demonstrar-mos.
Viva o SPORTING CLUBE de PORTUGAL.

Sem comentários :