domingo, 19 de outubro de 2014

Taça do LEÃO: Leão ensina Dragão (1-3).

Foto: Lusa
O Sporting foi ao Dragão vencer , categoricamente por, 1-3 na 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Os Leões deram uma lição ao Dragão. E que Lição !!
Marco Silva apresentou algumas alterações na equipa pois Maurício jogou ao lado de Paulo Oliveira, Jonathan voltou á esquerda, Capel surgiu na extrema esquerda e Montero voltou á titularidade.
O onze foi o seguinte: Rui Patrício, Cédric, Maurício, Paulo Oliveira, Jonathan Silva, William Carvalho, Adrien, João Mário, Capel, Nani e Montero.
Pode-se dizer que foi um Sporting adulto pois mostrou ser eficaz e forte na circulação de bola.
A passagem á 4ª eliminatória da Taça de Portugal foi justa e termina um jejum de 7 épocas e meia sem vitórias no Dragão. Rui Patricio apesar de ter feito 3 defesas esteve no momento do jogo ao defender uma grande penalidade, que podia ter sido o 2-2.
Mas......o Leão surgiu bem melhor na partida pois Nani , aos 40 segundos de jogo já fazia o poste da baliza do FC Porto estremecer e passados 2 minutos , Montero só com o guarda-redes do adversário á sua frente não acertou na bola e falhava um golo fácil.
Começava aqui um grande jogo de equipa com Nani a coroar-se como o melhor em campo.
Não foi de espantar que o Sporting chegasse á vantagem num auto-golo do defesa Marcano porque o SCP já mostrava ao que ía. Os leões não deixavam o FC Porto pegar na bola e quando não conseguiam á 1ª conseguiam nas 2ªs bolas. O nosso meio campo muito bem colocado conseguia quase anular todas as investidas de Casemiro, Herrera e Óliver. 
O 1º golo do SCP aconteceu aos 31 minutos mas a vantagem seria por pouco tempo. Quintero isolou Jackson Martinez e este fez um chapéu a Rui Patrício e igualou o marcador. 
O Sporting não acusou este golo e continuava igual a si próprio. Pressionava muito alto , circulava muito bem a bola mas não tinha mais percentagem de posse, congelava o jogo e conseguia variar de flancos rapidamente. 
Foi assim que Nani fez um grande golo. A equipa fez alta pressão sobre a defesa do FC Porto que perdeu a bola . Montero conquistou-a e endereçou para Nani que fez um grande golo de fora da área. Era o 1-2 e ficou assim até ao intervalo.
Ao intervalo , o treinador portista tentava mudar o rumo aos acontecimentos e fazia entrar Ruben Neves e Tello por , Casemiro e Óliver. Não resultou !!
O Sporting não entrou mal na 2ª parte mas Jorge Sousa viu uma grande penalidade de Maurício sobre Jackson e pensou-se que poderia ser o princípio do fim. Puro engano !! O nosso capitão defendeu a penalidade e acabava de dar mais oxigénio á nossa equipa. 
O SCP cresceu com o lance e soube gerir bem a partida. William Carvalho , Adrien , João Mário e Nani mostravam toda uma classe. William até esteve bem pero do 1-3 mas o guarda-redes do FC Porto fez uma bela defesa.
Depois voltou a ser Patrício a defender uma cabeçada de Marcano que levava selo de golo. 
A ambição do Sporting notava-se em campo pois nunca recuou muito as suas linhas e continuava a pressionar a 1ª fase de construção do FC Porto.
Marco Silva então lançou Slimani(68m) por Montero e refrescava o ataque e a pressão da equipa. 
O FC Porto deixava de importunar o SCP porque o nosso meio campo era senhor do jogo e a entrada de Brahimi aos 73 minutos não alterou nada. 
Depois ainda entrou Carrillo(76m) por Capel e então foi a punhalada final. Slimani foi desmarcado para a direita da área do FC Porto, efectuou um drible sobre o central dos azuis mas rematou ao mesmo tempo que os defesas adversários e.....a bola sobrou para o poste mais longe onde stava Carrillo a empurrar para o resultado final.
Vitória justa de um Sporting que está bem....crescido.
Amorsporting elege como melhor em campo: Nani. O internacional português tem uma qualidade acima da média e isso nota-se. Não perde a bola, faz jogar os companheiros, é perigosos na esquerda e na direita e rematou a preceito. Nani fez uma grande exibição.
Individualmente: Rui Patrício voltou a mostrar que grandes guarda-redes garantem pontos e neste caso eliminatórias, Cédric esteve bem a defender e também a atacar, Jonathan Silva é destemido e cruza muito bem, os defesas centrais do Sporting só falharam no lance do golo azul mostrando lentidão, William Carvalho já esteve muito perto do melhor que sabe fazer, Adrien é um senhor que raramente se engana, João Mário sabe ter a bola nos pés e vai ser um acaso sério no nosso futebol, Capel aguentou a bola e apoiava bem as subidas de Jonathan, Montero falhou um golo fácil aos 3 minutos de jogo mas lutou muito na frente do ataque e foi devido á sua pressão que deu o 2º golo do SCP.
Agora é esperar que no próximo sorteio não fiquemos á espera , quase meia hora, para sair o adversário do Sporting. Calhou mal !!
Esta noite foi um grande Sporting  que esteve no Dragão inclusive ouviram-se olés e assobios.

Sem comentários :