terça-feira, 7 de outubro de 2014

João de Deus é o novo treinador do Sporting B.


O Sporting confirmou através de comunicado que João de Deus é o novo treinador da equipa secundária do Sporting. João de Deus chega ao Sporting B depois de ter saído do cargo principal de treinador do Gil Vicente.
Francisco Barão passa para a sua posição de partida(técnico adjunto) e a equipa técnica fica a mesma.
O comunicado refere o técnico português como um profissional conhecido por potenciar as características naturais dos atletas e pela aposta em jovens jogadores. Isto tudo porque o técnico se insere na estratégia que se tem vindo a implementar no futebol profissional e de formação.
A escolha pode-nos ser um pouco estranha mas temos que dar o beneficio da dúvida a quem o escolheu e ao próprio técnico. Abel Ferreira também veio da situação de fim de carreira como jogador profissional e o próprio F. Barão também nunca foi conhecido como grande técnico mas temos que dar oportunidades ás pessoas. Quem conhece sabe as suas características e a sua capacidade de trabalho por isso Amorsporting só tem que dar as boas-vindas ao técnico.
Entretanto descobri uma entrevista de João de Deus, ao site Maisfutebol(LINK) , quando ainda era o técnico do Gil. a entrevista tem cerca de quase um ano e nessa altura tudo corria bem e a equipa de Barcelos era sensação. Leia e talvez fique com melhor impressão do nosso técnico.
João de Deus iniciou a sua carreira de técnico sendo preparador físico. Começou no V. Setúbal (em 2005 conseguiram a conquista da Taça de Portugal e a consequente qualificação para as competições Europeias. No ano seguinte, a equipa voltou a qualificar-se para a final da Taça de Portugal perdendo, no entanto, para o Futebol Clube do Porto. Devido a esta final, conseguiu uma vez mais qualificar-se para a edição seguinte das Competições Europeias. No seu terceiro e último ano, o Clube teve uma prestação menos conseguida mas mesmo assim conseguiu permanecer na I Liga. ). Paralelamente tornou-se treinador assistente da Selecção Nacional A de Cabo Verde( Maio de 2006). 
Em 2008 foi para Angola, onde continuou a ser treinador assistente , no Interclube de Luanda. O Clube venceu o seu primeiro título Nacional Sénior.
Em 2009, o Interclube de Luanda venceu a Super Taça de Angola,mas no dia seguinte rescindiu o seu contracto para se tornar Seleccionador Nacional A de Cabo Verde e Director Técnico Nacional da Federação cabo verdiana de Futebol.
Em 2010 as dificuldades financeiras da Federação Cabo Verdiana de Futebol impediram que continuasse a desempenhar a sua função no País. Regressou a Portugal.
Ainda em 2010, optou por treinar em Espanha e foi para Ceuta. O melhor foram os dois jogos dos dezasseis avos de final da Taça do Rei, nos quais o AD Ceuta jogou com o Futebol Clube Barcelona.
Depois passou pelo Sp. Farense, Atlético CP, UD Oliveirense, Gil Vicente e agora o Sporting B. 
Não se pode dizer que o técnico de 37 anos, natural de Setúbal que fez percurso de jogador nos clubes: V. Setúbal, Desp. Beja, Seixal, Estoril Praia, Lusit. Évora e Barreirense, seja um exemplo de sucesso mas quantos não começaram assim e foram subindo ?
Agora fazes parte da família.
Amorsporting deseja tudo de bom ao técnico novo da equipa B , do Sporting.

Sem comentários :