terça-feira, 28 de outubro de 2014

Formação gera preocupação


Há mudanças na estrutura de técnicos da Academia do Sporting.
José Lima já não é o treinador dos Juniores do Sporting. E esta noticia é oficial como se pode ler no comunicado do nosso Clube(LINK).
O pior , é que não é só. 
Bento Valente , coordenador da formação do Sporting parece que terá pedido a sua exoneração. O que não se pode esquecer é que ambos têm uma relação com o Sporting com vários anos e que não podem sair só porque uns resultados não correspondem ás expectativas. O que interessará saber é se o projecto , com estas pessoas, tem pernas para andar.
José Lima, foi jogador do Sporting(7 anos) e já está no nosso Clube , como treinador/coordenador há 9 anos. Isto perfaz 16 anos de Sporting. Então e agora, de um momento para o outro não presta ? Não pode ser!!
Bento Valente também tem 13 anos de Sporting. saiu em 2010/2011 para o Man. City e voltou com Bruno de Carvalho em 2013/2014. Agora está de saída!
Enquanto Bento Valente esteve ausente, Lima , assumiu o cargo de coordenador da Academia e talvez agora volte para o mesmo sector. 
Seria no meu ver uma decisão sábia pois haverá poucos que conheçam o Clube e a Academia tão bem como ele. 
Este é um tema que é muito melindroso e que o Sporting deveria ter toda uma atenção e que Amorsporting estará muito atento. 
A nossa formação é o ex-libris do Clube e sempre me pareceu que devido aos cortes financeiros que algo mudou . Podem-me "xingar" á vontade mas é o que eu sinto. Deus queira que não!!
É difícil de explicar!!
Há bem pouco tempo, o Sporting , em qualquer escalão , era bem superior a qualquer equipa dos respectivos Campeonatos mas ...hoje, parece que qualquer equipa nos consegue vencer ou fazer frente. Depois goleávamos mas agora......simplesmente vencemos á tangente!
O que terá mudado entretanto ? Seremos, nós, muito exigentes ?
Nos Juniores andamos em convulsões há não sei quanto tempo. Foi Sá Pinto, depois veio Abel Ferreira e agora José Lima , que regressava a uma posição que já tinha sido a sua.
Temos que salientar que Sá Pinto e Abel tiveram equipas que agora, José Lima, não tem. 
Mas as más exibições do Sporting em Juniores serão só por falta de qualidade ? E quem construiu este plantel ? Houve recursos para melhorar o plantel ?
São todas , perguntas que para já não têm resposta. Certo, certo , é a pouca qualidade desta equipa de juniores que me parece muito longe daquilo que deveria ser uma boa equipa de juniores do Sporting.
Os jogadores parecem franzinos e sem força o que me faz pensar em outra pergunta. Há ou não há programa de fortalecimento destes jovens no Sporting ? Nem quero pensar, que não exista !!
Depois temos que tentar perceber porque saiu José Lima destas funções. É que um treinador da formação quer-se por muitos anos e com qualidade suficiente para ensinar os mais jovens e torná-los bons jogadores e se possível com futuro. No Sporting qualquer treinador que vá para os juniores parece que é um potencial treinador da equipa B ou da equipa principal. Não que seja o caso !
Eu não gosto muito de dar , os outros, como exemplo, mas ....se os outros fazem bem.....Enfim.....Até se fala (Foi Bento Valente que o contou) que o rival encarnado terá arranjado maneira de Bruno Maruta (espécie de Aurélio Pereira do Benfica) ir para o Sporting espionar , para mais tarde colocar tudo que tinha aprendido no Sporting, em prática no Benfica. O que é certo é que este "espião" passou por Alcochete , teve acesso á nossa base de dados e passado uns tempos nem quis renovar contracto e adivinhem para onde foi trabalhar......claro que foi , outra vez, para o Benfica. Se isto for verdade porque será que sabem colocar o que "aprenderam" em prática e nós andamos ás voltas ?
Agora chega , a treinador dos juniores, Luís Boa Morte, que entrou no principio da época para a equipa B e para treinador adjunto. 
Eu não queria estar a dizer mal que até me posso arrepender mas não seria melhor um homem com mais experiência ? Sempre defendi esta solução pois penso que não se correm tantos riscos. Parece-me mais uma opção por ser barata. Também desejo estar errado !!
Obviamente que desejo tudo de bom ao ex-jogador do Sporting mas......eu escolheria um treinador com mais experiência. 
Amorsporting para além desta preocupação tem outra. E diga-se , que até será mais preocupante de todas. Bruno de Carvalho fez regressar um homem que tinha saído do Sporting com mais de dez anos de casa - Bento Valente. Este homem era só o coordenador da formação do Sporting e o braço direito de Aurélio Pereira.
Será que apresentou a sua demissão por sentir que o seu trabalho estava a ser colocado em questão ? será que há espaço para ele ?
Enfim ...mais perguntas sem respostas mas este é o verdadeiro problema: perceber o que correu mal para que este homem apresentasse a sua demissão. Estes senhores deveriam trabalhar na sombra durante muitos anos e não aparecerem nas noticias. 
Este também é o segredo do nosso Clube e espero que não o percamos.
A certeza é que este cargo, não é para todos e agora tem que se pensar muito bem quem o poderá substituir. Mais um problema !! Entretanto pode ser solucionado com ......José Lima.
A equipa B, parece outro vulcão em erupção! Ora é Sá Pinto, ora é Abel Ferreira, ora é Francisco Barão, ora é João de Deus.....mas o que é que se passa ? 
Ao contrário da equipa principal , Bruno de Carvalho , demora a escolher bem os técnicos para a estabilidade e qualidade da formação.
O barato muitas vezes é inverso á qualidade e só espero que não seja o caso !!
Também sabemos que alguns bons jogadores foram-se embora para outros Clubes que pagam e prometem mais...mas um Clube segue em frente e não está dependente de uns jogadores. Portanto esta é uma falsa questão!!
E o recrutamento , será outro dos problemas em causa ? 
Sabendo que o fantástico , Aurélio Pereira , é o coordenador do Scouting da nossa formação fico mais descansado. O pior é se não lhe dão capacidades para recrutar ! Imaginemos que o nº de observadores diminuiu drasticamente. Leia o que dizia Aurélio Pereira: "O número de jogos observados por fim-de-semana não tem qualquer paralelo com o passado recente. Só para dar um exemplo: nos distritos de Lisboa e de Setúbal, observamos cerca de 90 jogos por fim-de-semana. Para além dos elementos da estrutura principal que lideram o processo, existem, sensivelmente, mais 150 homens que, no restante País, prestam a sua colaboração nesta área de observação. Não é fácil arranjar observadores com total disponibilidade e quase de forma graciosa." Podem fazê-lo de forma graciosa mas se deixarem de o fazer os jogadores irão para outras bandas. 
Amorsporting com este post não quer colocar tudo em questão mas a certeza é que as nossas equipas da formação não estão com o mesmo poderio que dantes tinham.
Hoje em dia , vamos a Oeiras, a Massamá, etc e estas equipas ousam bater o pé ao Sporting. Porquê ?
Amorsporting pensa que , sem dúvida , as equipas estão mais fracas. Não pela qualidade do recrutamento porque o nosso Clube é que transforma/forma os jogadores mas sim pela qualidade fraca das suas constituições. Então será porquê ? Inexperiência de José Lima ?????? O homem tem 16 anos de Sporting !!!!!!!!
De qualquer forma penso que não se deve colocar tudo em questão pois o trabalho continua a ser feito e não são todas as gerações de jogadores que vão dar jogadores á equipa principal.
Aurélio Pereira , há tempos , dava uma entrevista onde referia isto mesmo. "Temos , também , que ir ao mercado pois nem sempre a formação irá dar jogadores aos seniores. E isto passa-se em qualquer equipa da Europa".
Também referiu , quais são as grandes qualidades que tornam a formação sportinguista tão produtiva.
"Começa tudo nos critérios de escolha dos atletas. E depois, nós temos a capacidade que nos permite transformar bons jogadores em grandes jogadores. Depois, os grandes talentos seguem o seu caminho, mais cedo ou mais tarde..."
Aqui está tudo resumido e é de acordo ao que Amorsporting se estava a referir. 
Então se confiamos no recrutamento, e em quem transforma os jogadores, qual é o problema ?? 
Por fim gostaria de dizer que os sistemas tácticos utilizados no nosso Clube , desde os mais pequenos aos seniores, têm que obrigatoriamente , ser quase os mesmos. Não significa isto que tenhamos que jogar sempre em 4-3-3 mas sim em sistemas tácticos relacionados, como: 4-2-3-1; 4-4-2; 4-1-3-2; 4-5-1, etc.
Voltando a Aurélio Pereira, Amorsporting transcreve alguns dos seus saberes sobre formação, numa entrevista ao Jornal Sporting:

  • "A estratégia de recrutar em idades mais baixas continua a resultar, mas com uma distinta diferença; enquanto no passado recrutávamos a partir dos 10, actualmente, por força do mercado, passámos a recrutar aos 6."
  • "O Sporting, como grande formador que é, promove e transmite os valores e princípios da sua própria mística aos seus discípulos. Aqui e ali pode haver desvios, deste ou daquele atleta, o que é normal nestas idades. Infelizmente, estes tipos de situação são quase sempre provenientes de influências negativas exteriores, fora do nosso âmbito, normalmente maus conselheiros e amigos de ocasião."
  • "Não transformamos um tijolo num violino. No Sporting, só entram dois tipos de jogadores: os talentos e os bons jogadores. Os verdadeiros talentos são aqueles que, na prática, o conseguem provar, tendo que ter, para isso, três qualidades fundamentais: paixão pelo treino, paixão pelo jogo e paixão pela profissão. Esses, encontram-se em patamares superiores, e todos nós sabemos quem são. Quanto a todos os restantes, que são bons jogadores, podem transformar-se em grandes jogadores, com mentalidade apropriada e, simultaneamente, poderemos considerá-los, também, atletas de alto rendimento. Todos aqueles cuja mentalidade não possua estes requisitos, serão sempre atletas de segunda escolha."
  • "Nesta indústria do futebol, o factor económico é decisivo - e a capacidade financeira dos clubes portugueses não é comparável à dos grandes clubes europeus. Bom seria que nós, Sporting, pudéssemos segurar os jogadores que produzimos e, aí, seriamos uma força mundial no futebol. Como isso não é possível, não há outra solução."
  • "Não é possível segurar um atleta que ganha dez mil euros e que tem uma proposta de cem mil. A única solução é gerir esses casos, defendendo os interesses do Clube o mais possível, e retirando o máximo proveito desse tipo de operações."
  • "A equipa B é um espaço competitivo muito importante, porque entre a última fase da formação e o primeiro ano da integração no futebol profissional, há um «cabelo». Um jogador que sai dos juniores está no 12.º ano e, quando chega a sénior, vai para o primeiro ano da faculdade. Não pode pensar que já é doutor. Há muita coisa a aprender. E isso só é possível resolver jogando todos os domingos com regularidade."
  • "Há um dado importante: a equipa B não pode ter a obrigação de ganhar. O objectivo principal é criar um espaço competitivo exigente para os atletas poderem evoluir, onde vários serão apenas seniores do 1.º ano. A II Liga irá ser muito forte e os resultados desportivos podem ser afectados. A nossa massa associativa pode e deve colaborar neste processo de crescimento, apoiando-os."
Por fim , Aurélio Pereira dá valor a quem o merece: "Reconheço os valores fantásticos dos elementos que temos. Com 40 anos de Clube, creio que temos sempre de nos colocar na posição de nos sentirmos úteis. Se assim não for, não vale a pena. Foi no Sporting que me formei como atleta, como homem, como dirigente. Aqui conheci pessoas extraordinárias e tenho tentado passar o meu testemunho àqueles que me têm acompanhado. A paixão das pessoas pela formação do Sporting continua a existir, pois enriquecem-se e valorizam-se igualmente em termos pessoais e, como é óbvio, no processo, enriquecem também o Clube. Por isso quero prestar uma grande homenagem a todos aqueles que trabalharam e trabalham no Departamento de Detecção e Recrutamento do Sporting Clube de Portugal."
É claro que a nossa formação é como se fosse um bébé. Todos a acarinhamos e esperamos que sejam grandes jogadores. para isso têm que crescer e ter tempo para isso. A nossa formação continua a ter bons jogadores e sempre os há-de ter.
Preocupa-nos , mas sendo nós , "pais" deste bébé ....é natural.
Força Sporting. Força Academia. Força jovens.

Sem comentários :