quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Eleições para a Liga como se fossem..... uma brincadeira.


Esta história das eleições para a Liga de Clubes de Portugal fazem-me lembrar os tempos de infância quando brincava com o meu irmão e a meio do jogo mudávamos, ou tentávamos, mudar as regras para tentar ganhar o jogo ou brincadeira.
Obviamente que nesta história real, os protagonistas são muito mais "malandros" e as tentativas de mudar as regras são mais perversas ou até maquiavélicas.
Os mais variados protagonistas também não deixam que se pense de outra forma. Como podemos constatar isto é uma guerra que já foi iniciada há muitos anos quando 1 rufia, achou que o poder estava todo a Sul de Portugal e então a estratégia passou por desviá-lo para.....Norte.
Com a ajuda de fruta e leitinho, lá se mudou todo o poder para aquela região de Portugal e não me importa o que possam dizer os azuis e brancos pois as escutas não mentem(o algodão não engana).
Acontece que o Sr. Luís Filipe Vieira já tentou tirar este poder ao Sr. Rufia mas viu que era praticamente impossível pois também não tinha ajuda de ninguém. Nem do próprio Sporting que estava numa posição submissa. Hoje seria bem diferente !
Como não conseguiu mudar nada começou a trabalhar por outro lado e agora existem duas forças de poder no futebol português: FC Porto e Benfica.
Bruno de Carvalho que acaba de chegar , está a fazer o mesmo que fez o líder do Benfica só que parece com mais insistência. Acontece que como o próprio afirmou, ninguém faz nada. Nem mesmo com agressões e ameaças a agentes da forças policiais que patrulham os recintos desportivos.
Parece-me quase a mesma táctica mas esperemos que o efeito seja outro. A mim parece-me que não vai a lado nenhum pois mesmo com a guerra dos fundos de jogadores o FC Porto mais um ou dois anos muda tudo e faz as coisas de outra maneira. Os bandidos são mesmo assim: arranjam sempre uma forma de contornar tudo e mais alguma coisa.
O problema desta história foi quando Mário Figueiredo venceu as eleições para a Liga de Clubes quando ninguém o dava como vencedor. Os Clubes terão votado nele pois oferecia mais dinheiro aos Clubes com a promessa de acabar com o monopólio da SporTV e mudando para o sistema da Liga Inglesa. Até aqui tudo bem mas o caminho seria um caminho minado.
Começou mesmo antes das eleições para a Liga com a saída de Fernando Gomes(ex-SAD do FC Porto) para a Federação Portuguesa de Futebol. E porque mudou Fernando Gomes para a F.P.F. ?
A resposta é: Porque a arbitragem também mudou para a F.P.F. !!!! Simples não?
É assim há tantas décadas e parece que tem surtido efeito.
Ah ! Já me esquecia de perguntar: E porque saiu F.Gomes da SAD do FC Porto ?
Claro que não foi uma estratégia para tomar conta do poder do Futebol Português !
Claro que não !!
Neste caso o Benfica e o Sporting foram autênticos "patinhos", mas..... agora já está !
Mas....só ter a arbitragem não chega . Para ter o poder absoluto e ter as tais regras a seu jeito há que ter também a Liga de Clubes, nem que seja á força o que me parece o caso!
Marcaram-se eleições e foi vê-los em negociatas e mais negociatas e até traições de quem não se esperava. A isto explica-se : sede de poder !
Em Portugal , vale tudo , menos tirar olhos !
O que ninguém esperava era que o Sr. advogado , Mário Figueiredo, fosse também ele muito "inteligente" da forma como venceu as 1ªs eleições e passados uns anos e nas novas eleições, conseguisse eliminar tudo e todos. Incrível !!
Até parece que , eu ao brincar com o meu irmão e como se fosse eu a fazer as regras e a decidir, lhe tivesse dito : "Não jogas mais pois não cumpristes as regras do MEU jogo."
Só que hoje as coisas estão mais difíceis e o jogo não é entre irmãos !
Então entraram os recursos e as providências cautelares que parecem ter encontrado um fim. Pelo meio , aconteceram ou eram para acontecer, as tais reuniões dos grandes do nosso futebol mas como afirma Bruno de Carvalho : "O Sporting percebe o que está em jogo. Percebemos que há em cima da mesa razões de raiva, despeito, há clubes que estão zangados pela forma como decorreram as últimas eleições. Há também uma lógica de poder que, infelizmente, em Portugal está sempre inerente. A situação financeira assustou muito os clubes, há sempre o receio que o dinheiro acabe na Liga. Era a oportunidade para pensar num modelo, numa estratégia para o que queremos ver implementado no futebol português. Os clubes estão preocupados e mais facilmente trabalhariam numa solução comum. Infelizmente a visão é mais de milagre. Sai uma pessoa, entra outra e o dinheiro aparece. Resolve-se a questão financeira mas não altera nada. Continua a não haver visão estratégica. Primeiro, delinear uma estratégia, depois pensar quem podia encabeçar essa estratégia. Mais uma vez, pensam ao contrário."
Porque será que isto não me é estranho ????
Depois...... estar o Sporting presente ou não, não vai alterar nada porque as decisões já estão todas tomadas antes das reuniões e NÃO INTERESSA MUDAR O SISTEMA NEM O ESTADO DO FUTEBOL PORTUGUÊS !
Isto interessa ao FC Porto, ao Benfica e também ao Sp. Braga. Porquê ?? Apito dourado faz lembrar alguma coisa ?
Sim ! Há corrupção no nosso futebol e as escutas são a prova(claro que tinham que ser ilegais).
Aqui joga-se ao poder em vários tabuleiros por isso não interessa mudar nada para não se ficar a perder. Vai ser preciso um autêntica guerra para que isso aconteça.
Os adeptos até quereriam ter um Campeonato mais espectacular e mais atractivo, com preços de bilhetes mais baratos, sem monopólio da SportTV, com mais dinheiro para os Clubes, com uma prova super organizada, com a arbitragem fora da órbita da Liga e FPF, enfim....há tanto para mudar.
Ah ! Já me esquecia........não interessa !
Os títulos não se vencem com um Campeonato assim...tão organizado e imparcial. Os títulos ganhos nestes 30 anos conquistam-se com a ajuda de fruta e leitinho.
Agora o Conselho de Justiça da FPF(quem poderia ser) decidiu que devem ser convocadas novas eleições mas não , só, com os candidatos das ultimas eleições mas também poderão aparecer outros....novos. Eeheheheheheheh
Mais uma vez , pareço eu e o meu irmão a jogarmos. A qualquer momento, mudam as regras. Que conveniente não é ?? Até parece que estes conselhos de justiça da FPF são de confiança de alguém. Se não fosse esta a decisão até era de estranhar.
Na reunião de Coimbra , Tiago Ribeiro, presidente do Estoril Praia(também sedento de poder, como os presidentes da Académica(porque será?) , V.Guimarães , Sp. Braga e Nacional da Madeira) foi o escolhido para porta-voz: "Não há qualquer nome em cima da mesa, até porque importante é a iniciativa conjunta e consensual para este novo ato eleitoral. Quem quer que venha a ser escolhido, não o será pelo nome, mas sim pela capacidade de conduzir a Liga para uma alteração estatutária profunda, para que se devolva a governação aos clubes."
Ya right !!! Até parece que as pessoas ainda vão na vossa conversa !!
Mas o porta-voz dos mais recentes amigos do futebol português confirma o que afirmou o nosso presidente - não há estratégia para mudar o nosso futebol.
O que mais importa neste processo todo, é que o poder saia das mãos de Mário Figueiredo pois também não há ainda patrocinadores para os nossos dois Campeonatos o que torna a situação financeira incomportável. Amorsporting diz: "ainda" porque mal lá chegue o candidato destes amigos os patrocinadores vão se conhecer.
O que faltará mesmo é o próximo candidato vencer as eleições que ainda nem sequer, estão marcadas.
Já agora , alguém quer apostar nos nomes do próximo candidato destes mais recentes amigos ? Apoiarão, FC Porto e Benfica, o mesmo nome ?
Cá para mim , escolher o nome do candidato vai ser outro caso !
Será Fernando Seara o candidato á presidência da Liga por parte do FC Porto e amigos? Será que o Benfica , que dantes não o apoiou , agora já o apoiará ?
Não me parece !
O Sporting devido ás mudanças desejadas para o nosso campeonato continua a ser desrespeitado pois as datas das reuniões são marcadas quando os outros querem e não em conjunto, o tema não é o mais em comum e o mais importante não é o essencial. Então para quê andarem a fingir que fazem reuniões e quando já está tudo tratado ??
Então são hipócritas !!
Tenham coragem de acabar com esta palhaçada !
Tenham a coragem de apoiarem quem quiserem e quem acharem que é a pessoa certa e o projecto mais sério para o nosso futebol e não por interesse.
Mas, coragem já vi que não existe pois muitos Clubes continuam a ir na conversa do rufia.
O amigo mais recente é o Sr. Tiago Ribeiro que tem ganho protagonismo nos últimos tempos. Ainda não viram que vocês são o Bobby e o Tareco do rufia ??? Porque não fala o Sr. rufia ou até o Sr. Salvador ?? Não querem dar a cara , é ??
O único que me parece estar a ser coerente é Bruno de Carvalho que conta o que se passa e não se cala. Todos os outros estão caladinhos como se tivessem medo.
O Sr. Luís Filipe Vieira não está a ser coerente com o que andou a apregoar á uns tempos atrás. Agora já são amigos , é ?
Ah ! É para o bem do nosso futebol, já me esquecia !
Ya right !!!!!
Será que ainda vamos ver Salvador, Vieira e Pinto da Costa a jantarem juntos , mas tudo em prol do futebol português ?

Sem comentários :