terça-feira, 21 de outubro de 2014

Duelo em Gelsenkirchen


Hoje há duelo em Gelsenkirchen ! 
O Sporting e o Schalke 04 disputam a 3ª ronda do Grupo G da Liga dos Campeões e o resultado desta jornada pode ser muito importante. 
Na classificação o Chelsea segue em 1º com 4 pontos, seguem-se Maribor e Schalke com 2 pontos e depois o Sporting com 1 ponto. 
Amorsporting diz que o resultado pode ser muito importante pois é mais um teste á grande equipa do Sporting. 
  • Se os Leões conseguirem uma vitória passamos os nossos adversários directos(Maribor e Schalke)ficando com 4 pontos e eles com 2 pontos . A seguir recebemos novamente os alemães e aí seria uma pressão acrescida para eles. Isto se os ingleses vencerem o Maribor em Stamford Bridge.  Este cenário seria brutal.
  • Se empatarmos(e contando com a vitória do Chelsea frente aos eslovenos) , os germânicos contam 3 pontos e nós e o Maribor com 2 pontos. Fica tudo em aberto e o Sporting a receber estes dois adversários directos em Alvalade.
  • No fim e no pior dos cenários, se perdermos em Gelsenkirchen também não fica nada perdido mas ficamos a 4 pontos dos alemães. A pressão passaria para o nosso lado mesmo sabendo que ainda recebemos o Schalke e o Maribor.
  • Ainda existem mais probabilidades mas são dependentes do resultado do outro jogo que penso que com toda a certeza será a favor dos Londrinos.
Assim torna-se quase imperativo não perder em terras germânicas para acalentar-mos o sonho de passarmos á fase seguinte. 
Certamente que o maior medo será mesmo o ambiente , em Gelsenkirchen , mas Amorsporting está confiante que os nossos jogadores vão fazer um brilharete.
Mas para este brilharete acontecer teremos que "fintar" o nosso adversário e Di Matteo não é burro nenhum e vai jogar para dominar a posse de bola e pressionar o Sporting. É ele próprio que o afirma e nem se pensa que assim não seja: "A jogar em casa precisamos de assumir a iniciativa do jogo e isso torna-nos favoritos. As expectativas para esta partida no nosso estádio são boas, apesar de o jogo em Alvalade poder revelar-se mais difícil. A moral da nossa equipa está em alta. Eles jogam num 4-3-3, com muita posse de bola. A equipa do Sporting gosta muito de ter a bola e é forte nesse aspecto, por isso queremos impedir que eles detenham o controlo do esférico". 
Aqui está o que o Schalke 04 vai fazer. Pressionar as saídas de bola dos nossos defesas centrais e também William Carvalho e Adrien. 
Ninguém pensará que os alemães dêem a posse de bola ao Sporting. O que poderá acontecer é o Sporting conseguir aguentar a bola no seu pé e o Schalke ir recuando.
E nós como iremos jogar ? Vamo-nos encolher e deixar jogar o Schalke 04 ? 
Claro que não !! Teremos que ser nós próprios e ser coerentes com a nossa filosofia de jogo e não ter medo do adversário. 
Marco Silva deu o aviso: "O jogo de amanhã é muito importante, não só porque vimos de um bom momento, mas principalmente pela importância que a conquista dos três pontos tem para a pontuação do grupo como este se encontra de momento. Vamos jogar na casa de um adversário fortíssimo, que nos vai obrigar a estar a um nível muito alto. A mentalidade que temos incutido na nossa equipa é de uma ambição enorme e de querer vencer todos os jogos. Apesar de ser muito importante, não é um encontro decisivo. Temos de pensar jogo a jogo porque está tudo muito equilibrado nas contas do grupo. Este é o próximo, por isso é o mais difícil. Mas a equipa vai dar uma boa resposta, com uma ambição tremenda de poder discutir os pontos em disputa e com um prazer enorme de jogar a este nível."
Todos sabemos que vai ser difícil mas o nosso técnico não descura a nossa ambição: "O Schalke tem individualidades muito fortes, mas a equipa vale muito mais pelo seu processo colectivo. É um adversário que parte com alguma vantagem, porque só podemos analisar um jogo deles desde que mudaram de treinador. Já se percebeu que, nos jogos de grande nível, são uma equipa fortíssima, mas isso em nada tira a nossa ambição. Para discutir o jogo temos de fazer um jogo perfeito, com uma concentração enorme durante toda a partida. Temos a humildade de reconhecer o valor do Schalke, mas não os tememos e acreditamos nas nossas capacidades."
Realmente vai ser um grande teste á nossa equipa que como diz Marco Silva, terá que fazer um jogo muito bom ou perfeito para trazer um bom resultado. 
Não nos podemos remeter para trás e teremos que continuara a pressionar pois assim obrigamos os adversários a jogar mal. Depois tentar jogar rápido para que a pressão deles não seja eficaz e sobretudo não perder bolas infantis. Em caso de dúvida ou de extrema pressão- bola fora. 
Muito importante também , será saber aproveitar os contra-golpes com Carrillo e Nani a terem que desempenhar esse papel na perfeição. 
De qualquer forma há que saber ter a posse de bola mas também sermos pragmáticos. Por fim : nem uma nesga a Huntelar dentro da área nem muito espaço a Drexler. 
É mais uma prova para bater recordes pois o Sporting nunca venceu na Alemanha.  
Mais logo teremos, então, um duelo em....Gelsenkirchen e esperemos que nós , sejamos mais fortes.
Força Sporting.

Sem comentários :