segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Um olhar sobre o Sporting....... B.


A época 2014/2015 já arrancou mas até fechar o mercado de transferências tudo é possível e a equipa secundária do nosso clube é , até esta data, um mar de dúvidas: ora se sobe para a equipa principal , ora se são mais contratações , ora se é algum jogador emprestado, enfim.......dúvidas.
Esta época vai ser uma temporada de continuação e começo de um futuro pois continuamos com muitos jogadores da época anterior e também contratámos alguns jogadores que "obrigatoriamente" terão que jogar 1º nesta equipa para poderem chegar á equipa principal. Isto é a fase de adaptação que todos os jogadores precisam , uns mais que outros.
O começo da época foi algo atribulado. A mudança de treinador verificou-se com pena de Amorsporting pois penso que Abel cumpriu muito bem a sua missão. Enfim a vida continua e agora é Francisco Barão , Luís Boa Morte e Tiago Ferreira a assumirem a equipa B dos Leões.
A constituição da equipa também não será nada fácil pois 1º está a equipa principal e depois a equipa B. Um treinador da equipa B nunca estará sossegado mas a missão do Sporting B é mesmo a preparação do jogador para poder chegar á equipa principal. Por vezes os adeptos esquecem-se deste pormenor e exigem mundos e fundos . Pois......... mas não podem !
Há que trabalhar com a pressão e exigir vitórias pois no Sporting não pode ser de outra forma mas por vezes não joga a melhor equipa mas o que fará falta á formação do jogador.
Depois, esta época , no fecho do mercado , o Sporting, acabou por inscrever alguns jogadores que deverão jogar na equipa B o que faz com que o plantel seja bem extenso. A temporada também é extensa por isso o nº de jogadores. 
Os inscritos foram: Nuno Reis, Cissé, Seejou King, C.Ponde , Edelino Ié, Fábio Martins(juniores), Matheus Pereira, Bernardo Carlos(juniores),Hugo Meira(juniores), Jorge Silva(juniores),Rafael Barbosa(juniores) e Pedro José(juniores).
Obviamente que olhando para a imagem chegamos á conclusão de que existem muitos jogadores na equipa B. Para ser mais preciso são 29 jogadores e já sem contar com : Ramy Rabia, Esgaio, Jonathan Silva, Geraldes , Slavchev e Sacko que são jogadores da equipa principal mas que por vezes descem á equipa B para não perderem ritmo competitivo.
Nestas contas já nem contamos com Ryan Gauld que vai fazer a sua integração aos poucos começando nesta equipa.
Vejamos por sectores:

  • Guarda-Redes: Guilherme Oliveira e Luís Ribeiro são os dois guardiões principais desta equipa e talvez um júnior apareça de vez em quando. Luís Ribeiro tem sido o titular.
  • Defesa: Riquicho é o único defesa direito de raiz da equipa mas que poderá receber, Geraldes e Esgaio da equipa A. Wilson Manafá também poderá jogar nesta posição. Na esquerda temos vários jogadores que podem fazer a posição: Mica Pinto , Rúben Ribeiro e Seejou King. Mica é o titular mas até poderá fazer de extremo. Rúben Ribeiro também pode fazer todo o corredor e King , inscrito no ultimo dia é mais fixo. Para esta posição Jonathan Silva deverá jogar algumas vezes. Para defesas centrais : Tobias Figueiredo, Sambinha, Liu Yiming, Nuno Reis e Domingos Duarte constituem as opções para este sector. Tobias é a estrela do eixo da defesa e estará mais próximo da equipa principal. Sambinha mantém-se, Liu Yiming e Domingos Duarte sobem á equipa e Nuno Reis sem melhores propostas também foi inscrito na ultima hora. De todos o elo mais fraco será o internacional jovem chinês.
  • Médios: Fokobo e Edelino Ié serão os principais médios defensivos mas outros jogadores poderão fazer a posição. Para médios interior temos : Wallysson  , Chaby, Francisco Geraldes e Palhinha. Ryan Gauld é mais médio ofensivo ou nº 10. 
  • Ataque: Para as posições de extremo , o Sporting B , apresenta boas soluções: Iuri Medeiros, Yan Zihao , Dramé , Gelson Martins, Podence, Wilson Manafá e Jorge Santos. Falta Matheus Pereira que Amorsporting não inclui nas contas. Para ponta-de-lança temos várias soluções: Cissé, Enoh, Ponde e Mama Baldé. Cissé não saiu , Ponde foi inscrito no ultimo dia e Baldé sobe á equipa. Enoh parece estar a subir de produção. mas , Cissé poderá ser o mais utilizado.
Francisco Barão tacticamente deverá utilizar mais vezes o 4-3-3 utilizado na equipa principal mas também deverá recorrer ao 4-4-2 e ao 4-2-3-1. 
Como em todas as equipas , o Sporting B , não deixará de utilizar cerca de 2 ou 3 sistemas de jogo: um será o mais utilizado e os outros dois de recurso. O 4-4-2 , por exemplo, deverá ser utilizado quando estivermos empatados ou a perder e o 4-2-3-1 quando for para utilizar mais um jogador a nº 10 , como Ryan Gauld. No entanto este jogador deverá saber jogar em várias tácticas para se integrar mais tarde na equipa principal. Daí talvez seja utilizado, também , a médio interior com pendor mais ofensivo como é André Martins.
Já sabemos que esta equipa pode andar sempre em mudanças pois tanto utiliza os jogadores do plantel, como utiliza jogadores que são da equipa principal como ainda utiliza jogadores vindos dos juniores.
A não esquecer são os objectivos desta equipa B: preparar jogadores para chegarem á equipa A.
Espera-se um campeonato tranquilo com o Sporting a ficar classificado nos lugares cimeiros da II Liga. 

Sem comentários :