terça-feira, 30 de setembro de 2014

Mind Games


Estamos a poucas horas do jogo Sporting-Chelsea mas os mind games já ...jogam. 
José Mourinho começou 1º com uma entrevista ao Jornaleco Record e depois ontem continuaram , com  ambos , nas conferências de imprensa de antevisão ao jogo.
Pois bem , este é um jogo que pode catapultar qualquer das equipas para o objectivo- qualificação mas também se houver derrotas as coisas não ficam definidas. Ficam sim, mais difíceis. O jogo trás pressão para os ingleses pois são os favoritos do grupo G e talvez também da própria competição , enquanto que o Sporting , simplesmente, é um ...outsider da Champions.
Sabemos da importância que os jogos em casa podem ter por isso , hoje, desejamos um Sporting quase perfeito para vencermos e isso é possível.
Amorsporting já tinha falado da forma como o Chelsea vai actuar em Alvalade e as palavras do treinador português e de William(Chelsea) deixam a indicar que será como eu disse. 
O 1º jogo deu empate para ambas as equipas mas o Chelsea jogou em Standford Bridge e agora quererá chegar á vitória. Isto porque os ingleses sabem que vão jogar com o Sporting !? 
Pois ....pode ser que o tiro saia pela culatra.
No entanto essa ideia não estará bem na mente de José Mourinho. Aliás , José Mourinho até se mostra um pouco cauteloso com as palavras pois como o próprio afirma: " ...se falo bem deles(jogadores do SCP) , motivo-os mas se não falo bem deles, motivo-os também."
Por estas palavras se vê bem a sua inteligência ao abordar este jogo. 
Também aceitou falar da forma como viu o Sporting jogar: " O Sporting , contra o Porto, esteve melhor na 1ª parte do que na 2ª parte mas foi sempre um bom Sporting. Foi bem evidente que a equipa quis ter a iniciativa do jogo e teve oportunidade para fazer o 2-0 mas não marcou e na 2ª parte , após o empate, o jogo baixou de ritmo. O Sporting não tem pedalada para os 90 minutos naquele ritmo." 
Ficou admirado com a qualidade demonstrada por alguns dos nossos jovens jogadores , pela atitude destemida e ambiciosa como a equipa jogou e ainda pela grande intensidade demonstrada.
Nada demais, portanto.
Pior foi quando falou do ponto fraco da nossa equipa mas não se alongou em palavras: Os defesas centrais! 
Por aqui fica a ideia do Chelsea vir a Alvalade pressionar alto e a não deixar os centrais nem William Carvalho pegarem no jogo. O jogo vai ser muito duro! 
Mourinho também foi pragmático quando disse que: " Se me dessem a possibilidade de não ganhar em Alvalade mas seguir em frente na Champions que aceitava já !" 
Também eu !!!!!!!!
Depois na conferência de imprensa notou-se que José Mourinho não quer assumir o favoritismo. Porquê ? Porque a sua equipa está ainda a formar-se e não lhe quer colocar mais pressão em cima. Depois porque a pressão pode jogar contra o Chelsea porque se eles perderem é como se fosse um escândalo(para os sportinguistas não o será pois acreditamos que é possível) enquanto para o Sporting , uma derrota não será difícil de engolir pois jogamos com uma equipa "galáctica".
José Mourinho : "Não sei muito bem o significado da palavra favorito num jogo de futebol. O que posso dizer é que para nós um bom resultado é ganhar e é o que vamos tentar fazer. Uma coisa é querer e outra coisa é conseguir. Acho que o Benfica também quis vencer, assim como o Porto e não conseguiram. O Sporting também tem as suas armas e motivações e vai-nos proporcionar um jogo difícil. Talvez pensem que o empate é um bom resultado para eles, mas uma coisa é pensar e outra coisa é jogar para essa finalidade e analisando o Sporting da passada sexta-feira, não me parece ser uma equipa que jogue para o empate. 
Que seja um grande jogo e que as pessoas não esqueçam que é o regresso do Sporting à Champions, que eu obviamente saúdo.
Já não jogo em Portugal desde 2005 e é com satisfação que regresso. Se pudesse escolher, escolhia já o Chelsea em primeiro e o Sporting em segundo, mas como não é possível escolher, vamos à luta amanhã.
Foi com orgulho que fui tudo nesta casa, fiz um pouco de tudo e tentei ajudar em tudo aquilo que me era possível. Só tenho boas recordações do Sporting."
Aqui estão os Mind Games de José Mourinho. Ele tenta afastar a pressão da sua equipa e ao mesmo tempo "passa-nos a mão no pêlo" e tenta condicionar a forma de jogar da nossa equipa. As palavras do brasileiro William confirmam a minha ideia.
Mas quem não ficou calado foi Marco silva e fez muito bem pois também sabe fazer mind games.
O nosso técnico mandou de volta o favoritismo do Chelsea e afirma ser possível vencê-los. Assim é que é falar! Só tem que ser assim para quem é ambicioso e o Sporting é ! 
"É uma estreia perante os nossos adeptos e estou confiante que o apoio que vamos ter amanhã vai tornar os jogadores mais fortes. Se há alguém favorito ao primeiro lugar deste grupo e até para chegar à final da competição, é o Chelsea. Vai ser um jogo de dificuldade elevadíssima, contra um grande adversário, mas com a superação, atitude e qualidade que queremos meter no jogo podemos discutir os pontos em disputa."
Marco Silva não ficou diferente com os elogios de José Mourinho e até falou dos....mind games: "Já sabíamos que o Ramires não ia estar presente devido a lesão. A presença do Diego Costa é normal; à segunda jornada, sem nada decidido, ninguém desvaloriza jogo nenhum. O nosso adversário vem na sua máxima força e estamos conscientes de que o Chelsea é fortíssimo. Reforçou-se de uma forma muito grande para atacar o título inglês e a outras competições. Jogam a um nível muito alto e são muito fortes em todos os momentos do jogo. Mas há aspectos que, como equipa, podemos explorar e, se estivermos sempre concentrados e com grande atitude, é o que vamos fazer."
É assim mesmo, Marco! 
Temos que demonstrar que somos aguerridos , ambiciosos, fortes e que merecemos estar entre os melhores. Até podemos perder mas , como diz Pedro Venâncio: " A inspiração tem dias, mas a luta e o esforço não tem. essa é a nossa obrigação."
Vamos Sporting !

Sem comentários :