terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jornada Champions(2ª): Sporting vende cara a derrota(0-1)

Foto: A Bola
O Sporting perdeu hoje á noite com o Chelsea por, 0-1 na 2ª jornada do Grupo G da fase de grupos da Liga dos Campeões. 
Saiu derrotado mas vendeu cara a derrota pois a 2º parte dos Leões foi de grande nível mas o destaque tem que ir para "São" Rui Patrício. .
O capitão do Sporting fez , simplesmente, uma exibição fantástica, fabulosa, incrível, etc pois realizou 5/6 defesas de outro Mundo. Se não fosse Rui patrício a derrota teria sido bem pesada. De qualquer forma o Publico premiou a equipa com uma enorme salva de palmas porque deram tudo e mostraram que são verdadeiros Leões.
Marco Silva não inventou e foi coerente apresentando o mesmo onze que jogou com o FC Porto: Rui patrício, Cédric, Maurício, Sarr, Jonathan Silva, William Carvalho, Adrien, João Mário, Carrillo, Nani e Slimani.
Os Leões começaram muito mal o encontro pois o Chelsea tomou conta do jogo e como disse Amorsporting , pressionava alto e os nossos defesas centrais. Há meia hora de jogo já tinham falhado um punhado de boas oportunidades.
Foi com naturalidade que surgiu o golo dos Blues por intermédio de Matic. O espanhol Fábregas cruzou da esquerda para o 2º poste e Matic sem oposição cabeceou por cima de Rui patrício. O golo era merecido.
O Sporting era muito previsível, lento , perdia muitas bolas no meio campo e sobretudo os nossos centrais têm tanto medo que ´parece que jogam sobre brasas. Diego Costa teve tanto espaço que até parecia jogar sozinho.
Depois o Chelsea chamava o meio campo leonino e colocava a bola no meio destes e da nossa defesa criando variadíssimas jogadas perigosas. Quando o Sporting tinha a posse da bola em zonas próximas da área azul perdia-a e não conseguia travar os contra golpes Blues que saiam velozes. 
Porém não deu só azul pois Jonathan cruzava a preceito e Carrillo era um quebra cabeças.
O intervalo chegou com um resultado escasso e com um Sporting longe do seu melhor.
Na 2ª parte tudo foi diferente.
O Sporting parecia o Chelsea e o Chelsea parecia o Sporting , isto relativo á 1ª parte.
Fomos literalmente para cima dos ingleses. Pressionámos alto, impusemos uma grande intensidade ao jogo , causamos muito perigo e tivemos oportunidades de golo. Inclusive tivemos uma grande penalidade escandalosa que o srº árbitro não quis assinalar sobre Nani e  Ivanovic deveria ter sido expulso num lance genial de Carrillo a romper pelo meio da defensiva do Chelsea e só travada em falta. O Peruano ficava isolado. Era o melhor Sporting.
Depois Maurício também deveria ter sido expulso pois evitou um contra golpe do Chelsea realizando uma falta bastante dura que aliás causou a sua lesão.
William e Adrien pegavam no jogo, Nani e Carrillo davam fogo ás alas , Slimani conquistava bolas e Jonathan ajudava o ataque e cruzava maravilhosamente. 
Acontece que os defesas centrais do Sporting claudicam o resto do jogo da equipa. Amorsporting tem apoiado esta dupla de centrais mas depois da entrada de Paulo Oliveira penso que não será preciso mais nada para que seja titular desta defesa. Diego Costa aparecia constantemente nas costas de Sarr e Maurício e os dois marcavam muito mal. Sem dúvida é o ponto fraco desta equipa e precisa urgentemente de mudanças. 
Mais alguns lances de perigo para as duas balizas mas é pena o remate de Nani , mesmo perto do final , não ter dado golo pois seria um grande golo. O resultado não se alteraria mais. 
O Chelsea conseguiu uma vitória justa mas pode-se dizer que o Sporting mostrou que acertando o sector recuado pode ser uma grande equipa.
Amorsporting  elege Rui Patrício como o melhor jogador em campo pois realizou grandes defesas. Os jogadores do Chelsea apareceram diversas vezes isolados perante o Rui mas este negou sempre mais golos ao adversário. Fantástico !
O quarteto defensivo esteve melhor na 2ª parte mas Maurício e Sarr é uma dupla a não repetir. Cédric não subiu muito mas Jonathan já teve mais espaço para atacar. Este argentino faz cruzamentos maravilhosos. No meio campo William já esteve no seu melhor mas só na 2º parte, Adrien não complica e rematou á baliza 2 ou 3 vezes, João Mário esteve bem melhor na 2ª parte, Nani e Carrillo foram a seguir a Patrício os melhores jogadores do Sporting pois os 2 têm características técnicas fantásticas e hoje foram quebra cabeças. Por fim, Slimani. O argelino esteve mais presente , mais combativo, ganhou mais bolas mas ainda se queixa muito. Tem que se libertar mais e aparecer nas costas das defesas adversárias.
Resumindo e concluindo , o Chelsea foi melhor na 1ª parte e o Sporting foi-o na 2ª parte. Os erros defensivos do Sporting poderiam ter dado mais golos ao adversário mas só um foi o necessário. Tirando os erros da nossa defesa a equipa deu o litro e lutou sem parar até á exaustão. 
O Sporting mostrou que está a construir uma grande equipa e assim só pode aplaudir a equipa. 
O Grupo é comandado pelo Chelsea com 4 pontos, depois estão Maribor e Schalke 04 com 2 pontos e depois vem o Sporting com apenas 1 ponto. O próximo jogo realiza-se no dia 21 de Outubro e é na Alemanha, frente ao Schalke.

Sem comentários :