sexta-feira, 19 de setembro de 2014

As possíveis mudanças do onze do Sporting, em Barcelos.


Nos últimos dias muito se tem falado dos erros defensivos e ofensivos da equipa do Sporting.
Em 5 jogos o Sporting empatou 4 e só venceu 1. Esta vitória foi frente ao Arouca, na 2ª jornada em Alvalade, e no ultimo minuto. Os empates foram: na 1ª jornada em Coimbra onde sofremos o golo do empate também nos descontos, na Luz frente ao Benfica(3ª jornada) , em casa frente ao Belenenses e agora em Maribor , para a Liga dos Campeões onde voltámos a sofrer um golo mesmo no final da partida.
Como William Carvalho afirmou: a culpa não é só da defesa . É também da falta de concretização. E tem toda a razão. 
Em quase todos os jogos tivemos oportunidades mais que suficientes para vencer as partidas mas a bola teimou em não entrar e em algumas situações a pontaria demonstrou estar torta. Seria então, justo afirmar que não vencemos os jogos por não marcar-mos golos ? Claro que sim.
Não nos podemos esquecer, é que , uma equipa é um equilíbrio e quanto mais equilíbrio existir , melhor será a performance desportiva da equipa. Se houver um sector ou mais desequilibrado , sobrarão para os outros os problemas da equipa. É precisamente isso que se passa na equipa do Sporting.
O ataque falha oportunidades atrás de oportunidades e a defesa começa a ficar intranquila. Poderia não ser assim se não fosse a inexperiência da maioria dos jogadores mas este é um facto e contra factos não há argumentos.
Se existem desequilíbrios o treinador tem que saber ou pelo menos tentar , equilibrá-los o mais possível. Para isso talvez tenha que fazer algumas mudanças no onze "base". 
Este fim-de-semana já sabemos que Jefferson está castigado com 1 jogo e então o seu substituto será com certeza , Jonathan Silva (Será um bom teste para o jovem recém chegado). 
Depois desta "obrigação" talvez se deva alterar A. Martins por João Mário. É que o jovem irmão de Wilson Eduardo já sabemos que é um excelente jogador e agora parece ter chegado a sua oportunidade. Não percebo é porque tem andado sentado no banco de suplentes sem sequer jogar uns minutos. João Mário tem tudo para ser um grande médio do Sporting e do futebol português. Precisa é de jogar e de melhorar. A sua presença no onze traz outra dinâmica: mais posse de bola, mais jogo aéreo, mais físico e penso que mais tranquilidade e segurança á equipa. Mas como se pode ver , é mais um jovem e com ele vem inexperiência ! Por vezes a qualidade sobrepõe-se a tudo. Esperemos que seja o caso.
Depois muito se tem falado dos defesas centrais do Sporting ou mais precisamente , em Maurício. Com Marcos Rojo , que era o melhor defesa do Sporting, era outra segurança . Agora tem sido diferente ! É uma intranquilidade que até , não será de estranhar !
Amorsporting constata que esta dupla joga há poucos jogos junta , o que poderá quer dizer que esta intranquilidade até seja um pouco normal e que tende a desaparecer ao longo dos jogos que façam ao lado um do outro. Talvez estreitar os laços de amizade seja uma boa forma de acelerar o processo.
Então , mudar os defesas centrais , será o melhor a fazer ? Amorsporting pensa que não. 
A equipa está a tentar equilibrar-se e mais uma mudança trará tudo á estaca zero. Esta dupla fez erros grosseiros é verdade, mas também os cometem os guarda-redes quando não agarram a bola e os avançados quando falham penalidades. Tem mais ênfase porque são os defesas pois até parece que tenham que ser perfeitos.
Por isso , Amorsporting , pensa que não se deve dar muito ênfase a estes erros. Deve-se sim , é nos treinos acertar estes pormenores para que deixem de acontecer. 
Amorsporting só colocaria Jonathan Silva em vez de Jefferson pois mesmo sem castigo este jogador não tem estado ao seu melhor e também trocaria A. Martins por João Mário. Mais mudanças não faria pois seriam muitas mudanças na equipa e jogar em Barcelos não será nada fácil. Manter a tranquilidade é fundamental.
Na frente do ataque só se poderá dizer que temos falhado na concretização mas a qualidade e as oportunidades estão lá. Os golos irão aparecer com toda a certeza.
Ainda , na quarta-feira, José Mourinho falou o mesmo da sua equipa, perante o empate com o Schalke 04: "Falhámos na concretização mas jogámos bem. Tivemos oportunidades suficientes para vencer mas não conseguimos marcar. Por isso foi só falha na concretização e os golos aparecerão logo no próximo jogo."
Depois destas palavras , Amorsporting encerra ....o caso.

Sem comentários :