quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Sporting é só formar jogadores ?


Ainda faltam muitos dias para o fecho do mercado de transferências mas para Amorsporting deveria fechar já. Até lá as nossas esperanças aumentam de dia para dia  para termos um plantel verdadeiramente apto e capaz de sermos candidatos ao titulo de Campeão.
As últimas noticias trazem-nos as possíveis saídas de Rojo, William ou Slimani. São três peças muito importantes  e que se saírem torna as coisas bem mais difíceis.
Imaginem o Sporting a jogar sem o William Carvalho ! Quem mais vai realizar aqueles passes mágicos a rasgar o meio campo do adversário? Quem mais efectuará aquelas recuperações de bola onde William estica a perna para roubar o esférico e depois utiliza o corpo para a proteger? Quem mais vai ter a bola nos pés sem ter medo de a transportar e carregar a equipa. 
Quando chegar o dia não vai ser fácil. 
A mesma história passa-se com Rojo e Slimani mas sabemos que será mais fácil os substituir do que William. 
O que Amorsporting sempre criticou é que : valerá a pena formar-mos jogadores só para os vender ou gostaríamos de os ter mais um pouco, sem os vender ao desbarato, para tentar conquistarmos títulos ? Este é o cerne da questão !
A nossa vida não pode ser , só, formar jogadores como sempre o fizemos.  Nós temos que aproveitar estes jogadores para fazermos grandes equipas e conquistarmos títulos. O Ajax é assim !
Ou saem pela clausula de rescisão ou então ficam para lutar pela Liga e para fazer boa figura na champions League. Não pode ser de outra maneira!
Se estes jogadores saírem sabemos que ficamos mais fracos e teremos que encontrar bons substitutos para eles. Penso que o Sporting já o anda a fazer, o que está muito bem feito, mas eles só deveriam sair em 2015 , para dar tempo a estes reforços de se ambientarem.
De outra forma estaremos a dar tiros nos próprios pés. 
Amorsporting só aceita vender William Carvalho pela clausula de rescisão ou até por um pouco abaixo mas , por exemplo, com algum jogador a vir para o Sporting a titulo definitivo e se for caro com esse clube a suportar os seus salários. 
Quanto a Rojo , não poderemos negar uma oferta na ordem dos 20.000.000€ pois só temos 25% do seu passe e talvez não se valorize mais do que já está . A nossa defesa só se viria privada de um elemento pois todos os outros mantêm-se no SCP. Mas quem o substituiria ? Naby Sarr? Paulo Oliveira ? Pois , também não seria fácil.
No caso de Slimani , a sua substituição também não será coisa de outro mundo mas preferia que não saísse. Se vier outro jogador teria o seu tempo de ambientação e isso prejudicava o Sporting.
E isto tudo para chegarmos ao que eu quero debater com os sportinguistas. Aqui vai a minha pergunta para que todos os sportinguistas pensem no que desejam para o Sporting ou o que o Sporting seja: 

-Queremos passar a vida , só, a formar jogadores e vendê-los cedo ou queremos aproveitar estes jogadores para termos boas equipas , sermos candidatos aos títulos e cada vez seremos maiores ?

Pensem bem ! 
Com Bruno de Carvalho a ambição do Sporting parece ser bem maior e espero que seja este o Presidente do Sporting que mude a mentalidade de muitos sportinguistas.
Então já pensaram no que disse? 
Reparem que a 1ª hipótese é a que tem vingado nestes anos todos e estes são os resultados que vemos.
A que Amorsporting deseja é , sem dúvida, a 2ª hipótese: aproveitar os jogadores que formamos para termos boas equipas e sermos candidatos aos títulos.
Já repararam que é o que faz o rival azul e branco? Como não tem formação , compra jovens com potencial, acaba de os formar, molda-os , conquistam titulos e depois , aí sim, vendem-os muito caro.
A diferença , para melhor, é que nós já temos essa formação . Então é só tê-los mais uns anos, conquistar títulos e depois chega a tal altura de os vender. Se vendermos logo os jogadores estaremos a vendê-los para clubes como .....o FC Porto. E lá vão as boas equipas e também os títulos.
Para comprovar o que Amorsporting diz , aqui vai mais uma pergunta.

-Quantos anos jogaram na equipa principal do Sporting e quantos títulos venceram estes seguintes jogadores: Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Balakov, Quaresma, Rijkaard, Simão Sabrosa, Futre e Nani?

Até o holandês , Frank Rijkaard, que foi adquirido com o dinheiro dos sócios , conseguimos vender sem efectuar 1 jogo sequer por nós. Incrivél ! Ainda se soubéssemos vender .........
Por tudo isto é que Amorsporting questiona a .....Filosofia do Sporting e espera que realmente seja este o Presidente que faça o clube cada vez maior e mais temido.
Se seguirmos o mesmo caminho seguido até há pouco tempo, o nosso futuro será só , formar jogadores para depois os vender e não para conquistar títulos.
Para Amorsporting é possível conciliar a formação com a candidatura á conquista de títulos. Se conseguimos fazer isso , seremos bem maiores do que somos hoje.
A isto chama-se ambição e nós temos que ser mais ambiciosos ! Mas o que significa ser mais ambicioso? 
-Significa que temos que ser independentes e donos do nosso destino e não andar a vender o clube aos pedaços.
-Significa que temos que responder e lutar contra todos os que não respeitam o Leão.
-Significa que temos que nos tornar maiores e mais fortes para termos poder para lutar contra qualquer adversário e em qualquer zona do Globo.
-Significa , nunca sermos submissos nem nunca baixar a cabeça a não ser para beijar o símbolo que temos no peito.
Pensem bem no que disse!
Por ti, para ti , contigo e juntos para sempre. 
Amo-te Sporting !
Amorsporting .

1 comentário :

Anónimo disse...

Caro Rui Fernandes

Totalmente de acordo consigo, o Sporting tem de continuar a formar jogadores para os aproveitar na equipa principal durante 4/5 anos, só dessa forma poderá tirar dividendos desportivos da formação.
Mas a mentalidade dos miúdos da formação tem de mudar, eles não podem ver no Sporting uma rampa de lançamento para clubes europeus que lhes paguem salários que o Sporting não lhes pode pagar..
Tem que ser incutido nos miúdos da formação a cultura do Sporting e eles têm de ver o Sporting como o clube que os projetou, o clube que lhes deu a oportunidade de crescerem, de evoluírem.
Caso contrário, casos como Illori, Bruma ou Dier vão continuar a acontecer, porque estes miúdos fazem uma dúzia de jogos na equipa principal e sentem-se logo grandes vedetas, depois, como são mal aconselhados por uma corja de empresários, tutores, familiares e afins, que rodeia o futebol em busca de lucro pessoal, vêm com exigências financeiras incomportáveis para renovarem os contratos. Acabam por forçar a saída e o Sporting fica sem margem negocial. Vão para os Barcelonas e para os Unitet's desta vida cedo demais, não vingam e acabam por vir reforçar os nossos rivais como aconteceu com Quaresma e Simão, por exemplo.

Saudações Leoninas
Emanuel Silveira