quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Plantel Sporting 2014/2015


Está quase a começar a Liga Portugal 2014/2015. O plantel do Sporting não está fechado , ainda para mais com os processos disciplinares levantados a Rojo e Slimani. São mais umas duvidas. 
Mas não só . Talvez ainda venha um extremo canhoto pois o plantel só tem , Capel. Se vier , provavelmente sairá outro extremo , que deverá ser Heldon. O mais fraco parece-me ser Shikabala mas o "elo mais fraco" é...... Heldon.
Portanto , para defesa central ou muito me engano ou precisaremos de outro. Acredito que o Manchester United vá subir a parada e arrumar a questão.
Quanto aos outros sectores não será muito provável que algum clube bata a clausula de rescisão de William Carvalho . Se porventura acontecer , já contamos com Rosell. Ramy Rabia é "novato" e assim teríamos que ir de novo ao mercado. Para já e para médio defensivo , o plantel parece fechado.
Para a baliza também não se crê que dêem o preço justo por Rui Patrício e Marcelo Boeck faz parte da família.
Outra dúvida prende-se com Slimani. Alguém oferecerá o montante que o SCP pretende pelo ponta-de-lança magrebino ? Mas se aparecer algum mecenas como aparece no Benfica e FC Porto teremos que o substituir recorrendo ao mercado e não será fácil.
Já vimos que quando pensávamos que tudo estava a ficar claro , as águas turvaram um pouco mas nada que o Sporting não resolva.
O plantel foi construído como há muitos anos não acontecia á excepção do ano anterior. Esta época o plantel conta com mais opções , tendo 2 jogadores por posição. Se não saísse ninguém ficaríamos com um excelente plantel.
Vejamos:
  • Guarda-redes: Não existe muito a dizer sobre Rui Patrício e Marcelo Boeck. O Sporting conta , para este sector, com 2 dos melhores guarda-redes do Campeonato. Não é preciso nenhum reforço.
  • Defesas: Na defesa existem 2 duvidas por esclarecer. Este sector foi munido de 2 jogadores por posição , faltando saber se será Geraldes ou R.Esgaio ficar na equipa principal e se Marcos Rojo fica . Se sair , outro defesa central será preciso.
  • Meio campo: Reforçamo-nos com alguns jogadores pois na temporada passada faltavam opções. Assim chegaram : Rosell e Ramy Rabia para médio defensivo pois William precisava de concorrência e de sucessor . Slavchev e João Mário chegaram para médio interior e são alternativas viáveis a Adrien e Martins. João Mário está de regresso depois de emprestado e Slavchev é contratação. O búlgaro precisará de tempo para se ambientar ao futebol português. Ainda temos Ryan Gauld que chegou como nº10 mas também muito novo, com pouco músculo e sem a pressão de ser já uma alternativa. Deverá rodar na equipa B para se ambientar.
  • Extremos: O plantel conta com 5 extremos mas é possível que ainda chegue mais um. Se este chegar outro sairá. Esse outro , ao que tudo indica, será o cabo-verdiano, Heldon. Ainda poderá ser pior se Capel for negociado pois só ele é canhoto na equipa.
  • Pontas-de-lança: Slimani é o único nº9  do plantel e Montero e Tanaka têm características diferentes do magrebino. Se o argelino sair teremos que ir ao mercado buscar outro jogador com as mesmas características o que não será nada fácil. Se ficarem estes 3 jogadores o Sporting não está mal servido.
Tudo parecia correr bem mas de um dia para o outro os problemas chegaram e logo no mesmo dia. Coincidências ? 
Os caminhos não são perfeitos e sabemos que em Portugal teremos muitos obstáculos para ultrapassar. Os rivais começaram a minar o nosso caminho mas também poderão provar do mesmo veneno.
No geral, então , poderemos dizer que Geraldes não convence e R. esgaio não sendo lateral prova que é bem melhor, Paulo Oliveira estará mais próximo de ser titular na vez de Rojo, Naby Sarr apesar das boas indicações deverá esperar pelo seu momento, Jonathan Silva acabou de chegar e ainda não temos opinião, Rosell é reforço , Ramy Rabia deverá ser médio defensivo, Slavchev caminha para a ambientação, João Mário promete e Tanaka também.
A época que agora começa será exigente e o assumir de ser candidato ao titulo aumenta a pressão mas esta é a sina do nosso clube. Estamos de volta ! Quem quiser jogar no Sporting tem que saber conviver com a pressão e lutar sempre pelas vitórias.
Nesta base está a contratação de Marco Silva. O técnico português , ex-Estoril, vem de boas temporadas ao serviço dos canarinhos e está identificado com a nossa mística. Os primeiros tempos prometem pois a exigência, o trabalho, a dedicação , o profissionalismo está presente e certamente dará alguns frutos.
Tacticamente o técnico provou a sua inteligência ao pegar na base da época passada. Assim os mesmo jogadores e a mesma táctica (4-3-3) começarão o Campeonato a titular. Depois a táctica alternativa deverá ser o 4-4-2 pois precisaremos de colocar dois homens na frente para dar a volta a resultados.
Faltam cerca de 15 dias para o fecho do mercado e novidades vamos ter ....com certeza. Até porque provavelmente contrataremos jogadores para a eventualidade de Rojo e Slimani ficarem a treinar á parte.
Este é plantel para 2014/2015 que se espera melhor do que o passado recente.
Boa sorte Sporting.

Sem comentários :