terça-feira, 29 de julho de 2014

Sporting 2014/2015....que conclusões a tirar ?


Passados quase 30 dias de preparação , Marco Silva , já deve ter chegado a algumas conclusões e se não tiver deverá estar quase. Os jovens que viajaram para a Holanda mal foram utilizados mas também ninguém lhes garantiu que o fossem ser. Outros jogos virão pois por exemplo com o Boavista deverão ser estes jovens a jogar pois no dia antes jogamos com a Lázio de Roma.
Hoje , terminou mais uma fase da preparação com a realização do último jogo do estágio realizado na Holanda e logo com uma derrota. Ilações a tirar ? Claro que sim, existem sempre ilações a tirar. Mas quais ?
Amorsporting faz aqui uma breve análise :
  • Baliza: Com Rui Patrício(1) ainda ausente , Boeck(2) tem sido o guarda-redes de serviço e tem feito um grande trabalho. Não será aqui que o Sporting terá o seu ponto fraco . O terceiro guarda-redes deverá ser Luís Ribeiro(3) que no entanto deverá jogar mais pela equipa B. Aqui estamos muito bem.
  • Defesa: Neste sector algumas duvidas se colocam. Se para a esquerda , Jefferson(4) é o senhor do lugar e ao que tudo indica virá Jonathan Silva(5) para lutar com ele pelo lugar , na direita não será bem assim. Geraldes não me parece que seja um bom defesa para rivalizar com Cédric. Quando Cédric(6) estiver castigado ou lesionado teremos ali um grave problema. Talvez Esgaio seja melhor que Geraldes mas também não será lateral. Falta contratar um defesa direito(7). E ainda falta avaliar a qualidade de Jonathan (se vier para o SCP).Para defesas centrais o Sporting vai os coleccionando: Maurício(8), Dier(9) , Rojo(10) , Paulo Oliveira(11), Sarr, Tobias Figeiredo, Rúben Semedo e ao que parece Ramy Rabia. Se Marcos Rojo não sair o quarteto de centrais deverão ser , Rojo, Mauricio, Dier e Paulo Oliveira. Sarr, Tobias , Ruben Semedo e Ramy Rabia serão os centrais para rodar na equipa B. Se o argentino sair , um destes quatro jogadores ficará na equipa principal. 
  • Meio-campo: Como médios defensivos temos dois grandes jogadores: William Carvalho(12) e Rosell(13). O espanhol é sem dúvidas o melhor reforço do Sporting (até agora) para 2014/2015. Para interiores temos Adrien(14) , A. Martins(15) e João Mário(16) como principais possíveis titulares enquanto Slavchev(17) ainda se vai ambientando ao nosso futebol. Destes três Adrien será o intocável enquanto Marco Silva vai alternado entre João Mário e Martins. Shikabala(18) que mal a nº10 tem jogado tem sido um pouco a decepção pois falta-lhe um pouco de disciplina táctica e clarividência no seu futebol. Que tem técnica não deixam dúvidas mas isso não é o suficiente. Ryan Gauld deverá ir jogando pela B até saber o que é o nosso futebol e o mesmo deverá ser de Chaby e Wallysson. Resta Vítor Silva que não deverá ficar no clube. 
  • Extremos: Para os extremos o Sporting conta com vários jogadores: Carrillo(19) , Capel(20) , Heldon(21) , e Mané(22). Depois destes quatro jogadores ainda deverá vir mais um extremo (23) que o nosso clube tenta ser o sérvio Filip Kostic. Iuri Medeiros e R. Esgaio não deverão ficar no plantel principal a não ser que saia por exemplo Capel. 
  • Avançados: Montero(24) , Slimani(25) e Tanaka(26) apresentam todos características diferentes uns dos outros. Montero mostra-se muito perdulário , Tanaka tem mostrado bons apontamentos e marcado golos enquanto Slimani ainda só treina. O argelino será o avançado ou ponta-de-lança mais poderoso dos três. Slimani é essencial nesta equipa e deverá ser o titular.
Como podem ver , enumerei os possíveis jogadores que farão parte do plantel principal para 2014/2015 e as contas mostram 26 jogadores mas com o terceiro guarda-redes portanto deverá ser este o numero final . Talvez no dia 1 de Agosto de 2014 , no jogo de apresentação aos sócios, só sejam convocados estes 26 jogadores. 
Quanto aos outros deverão alternar  entre os treinos da equipa principal e os jogos da equipa B.
Destas contas todas talvez o que faça mais confusão sejam o número de defesas centrais que o Sporting dispõe neste momento mas se pensarmos que estaremos a preparar o nosso futuro talvez faça mais sentido. Ramy Rabia, Naby Sarr, Tobias Figueiredo, Rúben Semedo e Matias Pérez estarão na linha de partida para a equipa A , quando alguém sair desta equipa o que deverá acontecer só para 2015. Nesta altura todos já estarão mais que ambientados ao nosso futebol e o futuro da nossa defesa estará assegurado. 
Para o meio campo passa-se o mesmo: Ryan Gauld irá trabalhar tranquilamente até estar "apto" a transitar para a equipa principal. Assim estão Wallysson , Fokobo, Iuri, Chaby, Dramé, Esgaio, Luís Ribeiro, etc. 
E atenção : o dinheiro que se gastar este ano não se deverá gastar nos próximos.
Trabalha-se bem em Alvalade.

Sem comentários :