domingo, 25 de maio de 2014

O futebol de Marco Silva


Marco Silva é o treinador que se segue . depois da boa prestação de Leonardo Jardim eis que , sem contar com isso , o Sporting vê-se "obrigado" a mudar de "Mister".
O técnico de 36 anos tem o perfil para seguir o rumo dos leões e foi sempre a 1ª e única escolha. No entanto a fasquia imposta pelo clube está muito alta mas como diz Marco Silva : 
  • "É normal o SCP ser candidato ao titulo"  
  • "Se eu não tivesse capacidade não estava cá".

O técnico correspondendo ao perfil traçado pela direcção do Sporting mostrou toda a sua ambição na apresentação oficial da sua contratação:
  • "Seremos candidatos e isso não será foco de maior pressão".
  • "Parece-me natural querer ser Campeão Nacional pelo Sporting".
  • "No Sporting o objectivo é vencer , vencer, vencer ".
Marco Silva deixou boa impressão , para além da já mostrada , neste tempo que comandou os "canarinhos", mas ele não se ficou pela boa impressão e como o próprio afirma :
  • "O Sporting contratou um treinador mas também uma ideia de jogo. Parece-me um casamento perfeito pois enquadrasse naquilo que é o Sporting , uma equipa tem de dominar todos os jogos , em posse , que possa estar sempre á procura do golo, mas sempre equilibrada".
Amorsporting recolheu algumas características apontadas como sendo do futebol de Marco Silva e compilou-as.
O Sporting de Marco Silva irá ser uma equipa á margem do que era com Leonardo Jardim - uma equipa com uma identidade própria. Irá jogar sempre da mesma forma , em casa e fora e contra os grandes e os pequenos , ou seja, dominar tudo e todos com posse de bola mas não de contenção e sim para marcar. O Sporting vai ser mais ofensivo pois com o madeirense era mais conservador. O futebol praticado vai assentar no passe curto , posse de bola, circulação de bola , linhas muito fechadas e permanente pressão ou pressão alta sobre o adversário.
No entanto uma dúvida salta á vista : Qual a táctica que Marco Silva utilizará no Sporting ?
Será o 4-2-3-1 que utilizava no Estoril ou será o 4-3-3 da era Jardim ?
Na táctica utilizada nos "canarinhos" os 2 médios de cobertura (médios defensivos) davam liberdade a Evandro para subir no campo. E agora como será ?
Por isso , Amorsporting , insistiu na contratação de Evandro que tanto podia ser médio interior num 4-3-3 como nº 10 num 4-2-3-1. Como afirma o técnico português , Manuel José : O Evandro seria um jogador que encaixava na perfeição". Esta é também a opinião de Amorsporting mas agora é tarde.
Bem, ....de qualquer forma penso que numa táctica ou noutra ele colocará a equipa estendida no campo todo, seja em momentos com bola e sem bola e isto significa uma oposição muito forte aos adversários ou se lhe quiserem chamar , pressão alta .
No Sporting a vida será diferente e o grau de exigência sobe vertiginosamente pois terá que vencer ......sempre ! 
Amorsporting pensa que Marco Silva não deveria mudar ! William Carvalho provou que sabe jogar sozinho naquela posição e colocar outro jogador a seu lado poderá tornar o espaço pequeno de mais para os dois. Depois na táctica utilizada , no Estoril , tinha um numero 10 declarado e para o ter no Sporting teria que o contratar . E para jogar com nº10 não chega ter só 1 jogador que saiba jogar nessa posição pois com os castigos , lesões e rotação da equipa teria que contratar mais outro jogador. Assim não me parece que seja esta a melhor opção . A melhor é mesmo a continuação do 4-3-3 pois também não podemos andar todos os anos a mudar de táctica . 
De qualquer forma , Amorsporting , dá o seu apoio incondicional ao novo técnico .

Sem comentários :