segunda-feira, 28 de abril de 2014

Época 2014/2015 - A equipa técnica (parte 5)


Faltava a última parte da análise do plantel para a próxima época - A equipa técnica ! Só faltava mesmo os homens que fazem o trabalho invisível mas que também merecem os méritos mas eu diria que preferem trabalhar na sombra. É que aqui (na sombra) trabalha-se com menos pressão. Aqui está a nossa equipa técnica , desta época , que realizou um excelente trabalho , e que vai continuar para a próxima. Bruno de Carvalho , pelas informações recolhidas e pela lógica , tenta renovar com esta equipa até ao final do seu mandato (2017) pois os contratos terminam no Verão de 2015. Amorsporting,  concorda plenamente com esta decisão, que deve ser acompanhada de um aumento salarial significativo mas dentro do orçamento.
Esta equipa técnica é liderada por Leonardo Jardim , técnico madeirense que já passou por clubes como o Beira-Mar (subiu ao principal escalão), Sp. Braga (lutou pelo titulo até ao fim e apurou-se para a champions) , Olympiacos (despedido a meio da época mas a equipa foi campeã e já tinha pontos de avanço quando saiu. Também venceu a taça da Grécia) e agora o Sporting ( luta pelo titulo, 2º classificado e consequente apuramento para a champions) . 
Consigo trás um grupo de homens que alguns já o seguem há muito e outros que se juntam agora para este projecto. Falamos de : 
  • Nelson Caldeira (treinador adjunto), madeirense de 41 anos , muito experiente , que segue Jardim desde 2011/2012 , quando foram para o Sp. Braga . Passou pelo Camacha, Machico , Nacional da Madeira , esteve ligado ao Marítimo 12 anos , Sp. Braga e Olympiacos.
  • António Vieira (treinador adjunto e preparador físico), também madeirense de 50 anos. Também está com Jardim desde a época de 2008/2009 , ano em foram treinaram o D. Chaves . Este técnico trabalhou no Camacha , Machico , Nacional da Madeira, D. Chaves, Beira-Mar, Sp. Braga e Olympiacos .
  • Nelson Pereira (treinador de Guarda-redes), nascido em Torres Vedras, 38 anos , ex-guarda-redes do clube e que é o treinador residente do SCP . Já tem de casa, 10 anos , como jogador e treinador mas agora regressa para pertencer a esta equipa técnica . Já passou por clubes como o Torreense , Belenenses,  V.Setúbal e Sporting.
  • Miguel Moita (observador), Minhoto de 30 anos  que também está com Jardim desde a época de 2008/2009, ano em que juntaram no D. Chaves. Passou pelos flavienses, Beira-Mar, Sp. Braga e Olympiacos. 
  • Vasco Cavaleiro (Scout),  oriundo da Figueira da Foz , 35 anos e que se encontra no SCP há 6 anos nesta área. Passou por clubes como Cernache e Esperança Atlético .
  • Frederico Varandas (Médico), 34 anos , natural de Lisboa e que apesar de muito jovem já exerce esta posição de, "médico desportivo" , desde a época 2007/2008 , no V. Setúbal. 
  • Paulinho (técnico de equipamentos), 44 anos e dispensa muitas apresentações pois está no Sporting desde a época 87/88. Portanto Paulinho está no Sporting há 26 anos !

Estamos no momento certo para se ir discutindo o assunto da renovação ! Lembramos que Jardim chegou ao SCP numa situação que nenhum treinador tinha encontrado e que mesmo assim realizou um excelente trabalho. Talvez nem se pedisse tanto mas o que é certo que juntou um leque de jogadores ao seu redor que tornou numa verdadeira equipa de futebol. Hoje podemos afirmar que o Sporting joga como uma equipa de futebol. Já vi bons treinadores no Sporting, com grandes equipas mas que nunca conseguiram colocar esses jogadores a jogar futebol. Os que conseguiram saíram do SCP , injustamente. 
Ainda não acabou a época mas o objectivo já está conseguido e agora podemos começar a preparar melhor a próxima temporada. Melhor , porque 2014/2015 já está a ser preparado há mais tempo. Claro que depois existem factores que não se pode dar como certos , como por exemplo , a evolução de um jogador. Um jogador pode ter uma evolução só no último terço do Campeonato e não passava pelos planos dos técnicos. depois de constar que está num plano de evolução elevado passa a contar para a próxima temporada. O mesmo se pode passar com os atletas emprestados. 
Agora afigura-se uma época mais difícil mas para esta equipa técnica nada de novo pois já está habituada a trabalho árduo.
Há muitos anos que Amorsporting vem dizendo o seguinte: Mais vale pagar bem a um bom treinador do que ter 2 ou 3 jogadores que são uma nulidade.

Sem comentários :