quinta-feira, 24 de abril de 2014

A comunicação e o Jornal do Sporting !


A direcção do Sporting  informou, ontem , através do site oficial que despediu, colectivamente , 7 colaboradores do Jornal Sporting (link). Esta medida visa " optimizar os recursos disponíveis , melhor qualidade e rigor de informação". A noticia já tinha aparecido em vários meios de comunicação mas o seu alcance era ainda segredo mas supunha-se o problema. Os poucos trabalhadores que sobreviveram ao despedimento colectivo ficam agora sobre a alçada da YoungNetwork Group que é uma empresa que assegurava a assessoria do Sporting desde o tempo da chegada de Bruno de Carvalho ao clube . 
O nosso SCP diz ainda que  "estava prevista esta reestruturação e que existe a necessidade de ajustar o modelo de comunicação do Sporting e que quem trabalhar neste projecto terá que ser obrigatoriamente sócio do SCP " . 
Amorsporting já há muito que concordava com um novo rumo na nossa comunicação ! 
Se analisarmos bem a politica de comunicação do Sporting não vemos qualidade , rigor , exactidão nem maior informação do universo SCP. Amorsporting passa a explicar:
  • As apresentações dos jogadores são banais e pouco atractivas. Algumas chegaram mesmo a ser ridículas como foi o caso da apresentação de F.Montero que não foi no auditório porque tinha-se realizado ali uma reunião. Todos achámos estranho mas pouco se falou pois era um começo . Com a criação da SPORTINGT.V. tudo isto se mudaria. Apresentação em directo no canal Sporting com entrevista , etc 
  • O próprio site do Sporting deveria ser o local onde teríamos tudo e mais alguma coisa sobre o nosso clube. Acontece que nem as classificações das várias modalidades do clube aparecem disponíveis. Alguns blogues ( e aqui puxo a brasa á minha sardinha) neste aspecto estão melhores que o site oficial. Claro que nem tudo é mau ! Existem aspectos positivos no nosso site e é onde passamos muitas vezes para saber mais qualquer coisa do nosso clube.  Mas pode ser muito melhor !
  • O Jornal do clube já não era atractivo e isto apesar da anualidade da assinatura digital até ser barata (22€). Talvez , agora, com a criação da SPORTINGT.V. não faça muito sentido ter um Jornal com tiragem semanal ou até mesmo...... existir.
  • A comunicação do Sporting vai desde o Speaker no Estádio , ao jornalista e fotografo que acompanha o jogo, são os email´s personalizados que recebemos em casa, são as campanhas por exemplo do 12º jogador, do aniversariante, das visitas ao Estádio  e ao Museu, ás campanhas da loja verde , etc. 
Daí Amorsporting compreender quando no comunicado o SCP fala em : "...ajustar o seu modelo de gestão de conteúdos e plataformas de comunicação ". " Pretende-se uma gestão global e integrada dos conteúdos, com distribuição multiplataformas, através dos canais de comunicação actuais e futuros ". Aqui penso que está englobada, já , a ideia do canal Sporting que todos os sportinguistas estão " mortinhos " que aconteça . Para isso temos que ter a noção que realmente é preciso racionalizar, inovar, modernizar e reestruturar para aproveitar melhor os nosso recursos e para que tenhamos uma verdadeira comunicação. 
Para terminar , Amorsporting e o resto dos sportinguistas, que lêem este jornal há muitos anos , não podem deixar de agradecer aos trabalhadores que fizeram deste jornal um grande meio de comunicação e informação . Obrigado 

Sem comentários :