quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

As contas, depois do Derby.


Depois do pior cenário ter acontecido, este fim-de-semana ao Sporting , eis que temos que voltar a fazer contas para nos situar-mos. Esta descida mais acentuada na classificação começou com o empate com a Académica, em Alvalade, a semana passada. Se tivéssemos ganho o jogo teríamos ido á Luz como líderes do Campeonato e mesmo com a derrota no Derby ficaríamos a somente 3 pontos do 1º classificado que seriam 4 na pratica . Mas como os "ses" para agora não interessam urge cair na realidade. Este momento do Sporting tem que ser pensado com muita calma. Não vale a pena pensar em mudar de sistema táctico só porque não estamos a marcar golos . Então o resto da época que já passou, não conta ? Obviamente que o 1º lugar tornou-se bem mais difícil mas sejamos matemáticos pois ainda faltam muitos jogos. Ficámos a 5 pontos do topo mas a época passada também o líder de agora os tinha de avanço e perdeu-os. O líder tem muitos jogos e está nas competições todas e se for preciso venceu o SCP mas empata já em Paços de Ferreira. O 2º lugar só depende de nós pois ainda recebemos o FC Porto e é a nossa ultima hipótese de vencermos um jogo entre os grandes. Sim porque o processo da Taça Lucílio Baptista é mais um rato que pariu uma montanha. Para o 3º lugar praticamente é só mantê-lo pois o Nacional da Madeira e Estoril estão a 7 e 8 pontos e não devem ter capacidade para se chegarem á frente. E ainda falta o clássico FC Porto x Benfica no fim da época que pode dar jeito para as contas finais. Agora vamos ver o que falta jogar ao Sporting: 
  • 19ª-Olhanense-casa
  • 20ª-Rio Ave-fora
  • 21ª-Braga-casa
  • 22ª-V.Setúbal-fora
  • 23ª-FC Porto-casa
  • 24ª-Maritimo-fora
  • 25ª-Guimarães-casa
  • 26ª-P.Ferreira-fora
  • 27ª-Gil Vicente-casa
  • 28ª-Belenenses-fora
  • 29ª-Nacional-fora
  • 30ª-Estoril-casa
Neste momento, como podem comprovar faltam exactamente 6 jogos em casa e fora. Digamos que ainda nos faltam grandes jogos para realizar e que ainda falta muita luta pela frente. Não são jogos fáceis mas vamos para cada um deles para vencer. Temos que saber manter a nossa equipa moralizada e concentrada para o resto da época pois a vida não acaba aqui e se não vencermos este anos , com certeza para o ano só pode ser melhor. Já todos reparámos que o plantel ressente-se de vários jogadores (William e Jefferson) e que não tem substitutos á altura. Estamos cá para aprender e para melhorar mas também só será possível com mais dinheiro ou com mais jogadores com outra capacidade. Vamos continuar a lutar  porque, para Amorsporting , estarmos a esta altura a batermo-nos pelos lugares cimeiros , depois de tudo o que passámos e das restrições todas,  é muito bom . Esta equipa , apesar da derrota de ontem, deixa-nos muito orgulhosos do trabalho efectuado . FORÇA SPORTING !

2 comentários :

Anónimo disse...

É preciso saber fazer contas. Se tivessem ganho à Académica e depois perdido com o Benfica estariam a 3 pontos e não a 2 do Benfica. E eram 3 pontos que seriam na prática 4, pois em caso de empate pontual, o Benfica tem vantagem. No ano passado o Benfica desperdiçou 5 pontos, mas 3 foram no jogo com o rival directo. Por outras palavras: no ano passado o Porto nunca esteve a mais de 2 pontos de depender de si próprio para ser campeão. Neste ano o Sporting já está a 6 pontos de depender de si próprio para ser campeão. Obviamente que no futebol tudo é possível, mas a posição do Sporting em relação ao Benfica é bem mais difícil do que a posição do Porto no ano passado. Em relação ao 2.º lugar, esse objectivo está mais ao alcance do Sporting, que só depende de si para o obter e dentro de poucas jornadas recebe o rival em casa. Se não perder vai continuar na luta.

Rui Fernandes disse...

É verdade sim senhor! O SCP ficaria sim a 3 pontos que na pratica seriam 4. obrigado por me corrigir. De qualquer forma vamos continuando a lutar até as nossas forças faltarem,